No Ramayana, há um episódio em que Vali é morto.
Por sugestão de Ram, Sugreev desafia o seu irmão gémeo Vali para uma luta.
Quando os dois estão lutando com o maço, Ram esconde-se atrás da árvore e atira uma flecha no peito de Vali.
Vali morre.
Agora, Ram tem imenso conhecimento sobre armas e guerra.
Ele é extremamente habilidoso e tem mais destreza do que Vali. Quando Sugreev contou a Ram sobre os poderes de Vali, mostrando-lhe um buraco numa árvore Saal que Vali tinha feito com um tiro, Ram atirou uma flecha que penetrou sete árvores de saal numa fileira.
Isso é conhecimento.
Ram descobre que Vali tem um poder especial - Sempre que ele luta, metade dos poderes do oponente vêm a ele e aumentam os seus poderes. Assim, o seu poder dobra e o poder do seu oponente é reduzido pela metade, tornando-o invencível.
É impossível derrotá-lo num único combate.
Portanto, ele envia Sugreev primeiro e traz Vali. Ele então fica atrás da árvore sem enfrentar Vali e mata-o quando eles estão lutando.
Isso é inteligência.
Inteligência é como você usa o seu conhecimento para alcançar o efeito desejado.
O conhecimento é a longa coluna de cera, enquanto a inteligência é uma minúscula chama de fósforo que acende a vela. Você precisa de ambos para um ótimo resultado.
Agora, Ram poderia ter apostado no cavalo mais forte.
Vali era a pessoa mais poderosa da época. Ele tinha armas e um exército forte. Ele também tinha derrotado Ravana numa guerra anterior. Ram poderia facilmente ter se juntado a Vali e obtido a sua ajuda para encontrar Seetha.
Mas ele não fez isso. Ele permaneceu pela justiça. Ele cumpriu a lei.
Ele sabia que Sugreev merecia justiça. E ele prometeu estar ao seu lado. Então, ele usou a sua habilidade e inteligência para alcançá-lo.
Isso é sabedoria.
Sabedoria é quando você sabe diferenciar entre o que é certo e o que é errado e então use a sua inteligência e conhecimento para um bem maior.
Para outras lições de vida da mitologia indiana –
Nenhum comentário:
Postar um comentário