Qual é o seu mistério histórico preferido? Ótima pergunta. O rei persa Cambises invadiu o Egito em 525 aC, derrubando o faraó egípcio Psamtek III e sinalizando o início do domínio persa pelos próximos 193 anos. Esse sucesso, entretanto, não continuou. Nos anos seguintes à conquista do Egito, Cambises organizou várias ofensivas desastrosas. Em uma delas, ele enviou um exército mercenário pelo Nilo até Kush (agora Sudão) que estava tão mal abastecido que teve que recorrer ao canibalismo para sobreviver, e os soldados voltaram em desgraça, sem nem mesmo encontrar o inimigo. Foto abaixo - Guerreiros Persas.
O fracasso mais famoso de Cambises continua sendo sua tentativa de capturar o Oráculo de Amon em Siwa. Heródoto relata como o oráculo previu um fim trágico para Cambises, e então o governante despachou um exército de 50.000 homens de Tebas, apoiados por uma vasta fila de animais de carga carregando suprimentos e armas. O exército teria chegado a Farafra antes de virar para o oeste para cobrir os 325 km de deserto aberto até Siwa - uma marcha de 30 dias sem qualquer sombra ou fonte de água. Diz a lenda que depois de lutar pelo Grande Mar de Areia, os homens foram engolfados por uma violenta tempestade de areia, que enterrou todo o exército.
Ao longo dos séculos, dezenas de expedições procuraram em vão por vestígios dos soldados de Cambises e, especialmente, o tesouro que supostamente carregavam com eles. Talvez um dia as areias movediças revelem os restos desse antigo exército. Na foto abaixo, o mapa mostra a área onde o exército desapareceu.
Espero ter ajudado, tenham um bom dia ☝️
(Autor da resposta original em inglês: Jim Newgate)
Nenhum comentário:
Postar um comentário