Isso não é algo novo. Os gregos da Antiguidade Clássica olhavam para as ruínas de Micenas e Tirinto, da Idade do Bronze, e pensavam que deviam ter sido obra de gigantes ciclopes. A frase "construção ciclópica" vem dessa ideia equivocada. Eles devem ter pensado: quem mais poderia ter transportado e construído com pedras tão grandes, certo?
Psicologicamente, os humanos não mudaram nos últimos milênios, independentemente dos avanços científicos e tecnológicos. Toda a mentalidade vem de necessidades e tendências internas. Mais ou menos, sempre procuramos algo maior e misterioso. Explicações sobre pessoas antigas que trabalhavam de maneira eficiente e criativa, ah, achamos chato, pelo menos em comparação com a alternativa colorida e recheada de mistérios.
Foto acima: A entrada da chamada Tumba de Clitemnestra, uma tumba micênica do século XIII a.C. A presença dessas pessoas pode lhe dar uma ideia do tamanho da estrutura.
Na foto acima: A Porta dos Leões em Micenas. Mais uma vez, as pessoas ajudam a entender o tamanho das paredes e da escultura decorativa de duas leoas acima do portão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário