quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Platão,Homero e os Sofistas.

 .O maior alvo das criticas Platônicas e´o poeta Homero que,ao lado de Hesíodo,era estimado como educador do povo.Na Grécia Antiga,as suas obras norteavam a conduta publica e pessoal de cada cidadão.A genealogia dos deuses e a descrição de seus feitos consagram o estilo educacional atribuído a esses poetas.Com discurso ritmado e harmonioso,facilitavam a veiculação oral da cultura grega.Os recursos mnemônicos proporcionados pelo discurso poético garantiram a preservação da tradição grega ,ameaçada pelas invasões Doricas, iniciadas por volta do seculo XII AC.A partir do Seculo VI AC.uma nova linguagem surge para fazer frente ao discurso poético vigente.Trata-se da passagem da mentalidade mito-poética mentalidade Filosófica-teórica que se desenvolve através de um processo evolutivo de racionalização da cultura.Dentre os Filósofos responsáveis por esse processo,destaca-se a figura de Sócrates.A extrema coerência de seus ensinamentos e sua conduta moral seduz Platão,que aos 20 anos queima seus poemas trágicos e segue o mestre ate´seus últimos 10 anos de vida,ate´que Sócrates e´acusado de impiedade e corrupção da juventude Ateniense ,condenado a beber cicuta.Com a morte de Sócrates,considerado por Platão como o homem mais juso e sábio que ele conheceu,seu discípulo Dedica a formulação filosófica de uma sociedade ideal.,onde reina justiça. Pelo ensino Socrático ,critica um mundo humano que desconhece os verdadeiros conceitos da Justiça, beleza,felicidade,virtude ,através de opiniões frágeis,condenam o mais virtuoso dos homens de Atenas.

A condenação do Filosofo ocorre por força de opiniões.Emitidas por palavras ,os maiores inimigos fazem uso de indevido,alternando discurso falso e verdadeiro.Destaque para os Sofistas,professores de Argumentação,que vendem seus ensinamentos aos políticos.A palavra exercia grande poder na Agora grega,praça publica no centro da cidade(Polis),onde se reúnem assembleias populares para decidir destinos da causa coletiva.No regime democrático,para Platão,as opiniões nocivas condenavam Sócrates.Isto marcou sua postura critica frente aos Sofistas e também,os poetas.Na Republica,Platão propõe a expulsão dos poetas da cidade,pela defesa da verdade.

Sobre a Republica.

Aqui,Platão apresenta a discussão Socrática em torno da justiça.Os conceitos filosóficos dai originados,são levados a esfera pratica,a politica.Os discípulos de Sócrates,por influencia do mestre,buscam a cidade perfeita.Cidade utópica caracterizada por justiça,harmonia e unidade.Na cidade,"Os Guardiões",jovens educados pela propedêutica Platônica,formação filosófica necessária aos dirigentes de uma cidade ,dita ideal.A formação-estudo: Aritmética,geometria,astronomia,musica,preludio para a verdadeira ciência :Dialética.Platão exclui a Poesia,nociva enquanto imitação da realidade e obstrução a evolução de princípios éticos para formar cidadãos na Republica.As criticas tem estofo ontológico,representado no metafórico mito da Caverna.Essa Alegoria,convida a imaginar uma caverna ,onde se encontra homens presos,desde a  infância,por amarras nas pernas e pescoço ,o que impossibilita volver a cabeça e obrigando a olhar para a frente.A caverna tem uma entrada ampla ,aberta a luz.No seu interior,encontra-se ,num plano superior e atras dos prisioneiros ,uma fogueira,e entre ela e eles ,figuras de homens e animais feitos de madeira e pedra,colocadas sobre um muro e movimentadas como marionetes.A luz da fogueira ilumina as figuras e projeta suas sombras sobre a parede no fundo da caverna.As vozes dos titereiros ecoa na caverna produzindo o efeito de pertencer as sombras.Estas sombras falantes,sendo a unica visão possível aos prisioneiros,constituem a realidade,já que nunca viram outra coisa.

Um dos prisioneiros,libertado das amarras,caminha um pouco e olha para trás ,de onde pode ver as figuras das quais só tinha visto as sombras.Seguindo em direção a caverna e saindo desta ,encara insuportável claridade emitida pelo sol.Ele se concentra nas sombras,dos objetos que o cercam ,mas,aos poucos,habitua-se com claridade ,ate ver o sol.Encantado pela contemplação da realidade,recusa-se voltar a caverna.Ao faze-lo ,sente-se incapaz de discernir seres e coisas que la se encontram por ter olhos inundados pela luz do sol.Na Alegoria,percebe-se a relação entre o interior da caverna e o mundo sensível,sendo que o exterior dela seria o mundo inteligível ,sede das ideias eternas,essências da matéria sensível que compõe este mundo refletido de sombras e aparências.A verdade se resume as ideias situadas no mundo inteligível,Platão menospreza o mundo sensível e suas representações que,para ele,não passam de meras copias da verdadeira realidade.Esta alegoria traduz a ontologia que norteara as reflexões Platônicas.Sob as luzes dessa verdade,avalia o processo artístico onde se insere ,entre outro,o discurso poético.

M.

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