quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Carnaval e Literatura.

 ." o discurso literário ,como certas metodologias cientificas,comenta a realidade objetiva ,ainda que guarde verossimilhança ambígua em sua perfeição ,enclausurado em organismo arquitetado." Umberto Eco.

.Carnaval e´uma festa popular,fato. Mikhail Bakhtin escreveu sua obra -período Stalinista-com precisão e função importante na sociedade medieval:oposição a cultura oficial dominante,capacidade de regeneração do corpo popular.Crença na resistência e sobrevivência do povo as opressões Históricas.Ligado as forças regeneradoras do corpo e natureza,por oposição as forças conservadoras oficiais.o "corpo grotesco",em contato com outro,copulando,etc;transforma-se no outro,interpretação de forma humana ou travestismo de de formas\funções;Ex.homem vestido de mulher.De sua origem no mundo clássico,retem o cunho de renovação universal,então o predomínio de imagens ligadas a sexualidade e o ideal utópico de fartura\comilança.Carne e bebedeira,precedem -no mundo Cristão-abstinência e penitencia da quaresma. Período de abolição de restrições,o outro torna-se ilimitado e universal.Os estratos sociais se congraçam na praça publica,encenando o espetáculo popular. O mundo carnavalesco atinge o caráter de um segundo mundo possível,avesso ao oficial.O rei Momo,tem reinado efêmero,configurando a realidade.As forças cósmicas e as autoridades são escarnecidas pelo riso.

Bakhtin em "A cultura popular na idade media e no Renascimento:Contexto de Rabelais (1494-1553)'',identifica na obra do humanista Frances as formas relacionadas com o mundo carnavalesco:Escatologia,grotesco,travestismo,hipérbole,fartura universal,parodias e ambivalência.A capacidade renovadora da cultura popular em tempos obscurantistas,Bakhtin abstrai o "corpo popular''do fluxo da Historia,dessa subversão.Desenterrou seculos de zonas escuras caladas pela tirania da versão oficial\estatal,stalinista.Carnavalização Literária-Destronamento do conceito Platônico de Cultura,(obtenção de Saber,mundo das ideias);criando uma concepção popular.

.A literatura Portuguesa tem nos "autos",fontes populares ligadas ao carnaval,o poeta e dramaturgo Gil Vicente (1465-1540),quinhentista,pre-inquisição,transita em relativa liberalidade ,com manifestação de fontes populares.O alto\espiritual e o baixo\material.Gil,encarregado de promover as festas palacianas :D.João II,D.Manuel e D.João III.Autos de celebração ou religiosos.Com elementos do mundo cômico popular,grotesco Nonsense,escatológicos,frades bêbados com sermões de parodia,personagens alegóricos,burlescos demônios;todos representando "critica Social".Por trás do religioso e satírico,existe o cômico,que transporta a carnavalização da praça publica para o palco do poder.O riso carnavalizador que alivia o grande destino Lusitano.

.Goethe (1749-1832),no Fausto;tematiza a festa popular,carnaval.Conduzido por Mefistofeles,o personagem e´conduzido a uma festa nórdica. O baile de mascaras,tradição Romana e corte alemã,convivem ali.Ele próprio organizou bailes carnavalescos.Grupos alegóricos advêm dai,:

"Somos belas de se ver

Jardineiras e garridas,

O natural das mulheres

E´parente do artificio."  Carnaval como festa de abundancia:

"Sob risonhas grinaldas,

E o lindo arco das frondes

Tudo se encontra em conjunto

Botão,folhas,flores,frutos." Personagens populares surgem,lenhadores,Polichinelos.parasitas.Culminando com o bêbado:

"Eu bebo,bebo sim!

Saúde a vos todos

Tim-Tim,cretinos

Vinde brindar

Vamos beber ate cair."Tem inicio a irrupção do imprevisto,um elefante surge carregando 3 alegorias:o temor,a prudencia,a esperança.Revoada de espectros.O arauto anuncia o carro que transporta o adolescente,ou seja,a poesia.Ele conflita com Pluto,a riqueza,Chegam faunos,gnomos,ninfas.Tudo termina em incêndio .Diagnostico de universo condenado.Goethe Barroco?

M.


Nenhum comentário:

Postar um comentário