"Pessoa e´o poeta que melhor expressa a inquietação moderna,como ele,todos temos direções. Românticos,Parnasianos,Simbolistas.Ele,ao usar os heterônimos,era tudo ao mesmo tempo." Mario Quintana.
.Fernando Pessoa 13\6\1888-30\11\1935.Lisboa.
.Poesia Psico-estimulante,filosófica. Alem de ser ele mesmo,foi seus heterônimos: Ricardo Reis,Bernardo soares,Alvaro de Campos,Alberto caieiro Alexander search. Autor de pensamentos enigmáticos e paradoxais : " O único mistério e´haver quem pense no mistério"; "O mito e´o nada que e´tudo.";"Triste de quem e´feliz.";"Fingir e´conhecer-se.";"Sem a loucura que e´o homem, besta sadia,cadáver adiado que procria.";"Quem quer pouco tem tudo."
."Sou facil de definir,
Vi como um danado."
.Equiparado a Camões,o poeta Sebastianista foi narrador,pensador metafisico,politico,sociólogo,autor dramático e critico literário.Sua Arte Poética inspira uma iconografia ,Autopsicografia.Sua leitura oscila da paixão a duvida.Influenciado por:Camões,Cesário verde,Horácio,Whitman e Shakespeare.Saramago polemizou ao escrever:" O ano da morte de Ricardo Reis",situando a data em 1936,um ano apos a morte de Pessoa e período de intensa agitação politica na Europa e no mundo:
Itália faz guerra na Etiópia;Nazismo cresce na Alemanha;Inglaterra aumenta poder colonial;Explode a guerra civil Espanhola,etc.Ficcional e Histórico." O paradoxo...sou eu."Pessoa e´poeta hermético,requer leituras paralelas.A fortuna critica do poeta implica erudição volumosa.assim como Camões,pertence a tradição ,patrimônio comum,consagrado,rebelde e inconformista.Discreta a subversão Pessoana e´corrosiva,"aprendizagem de desaprender".
." O poeta e´um fingidor
finge tão completamente
que chega a fingir que e´dor
a dor que deveras sente."
."Eu não escrevo em português,escrevo em mim mesmo."
."Sentir e` Criar."
."Tudo o que dorme e´criança de novo."
."Haja ou não deuses,deles somos servos."
."Tudo vale a pena quando a alma não e´pequena."
."Tenho em mim todos os sonhos do mundo."
."Para viajar basta existir."
."Amo como ama o amor."
M.
Nenhum comentário:
Postar um comentário