domingo, 23 de agosto de 2020

Nélson e o futebol.

 .Nelson Falcão Rodrigues.23\8\1912.Recife-21\12\1980 .Rio. Escritor,Contista,Cronista,Teatrólogo,Romancista e jornalista Brasileiro.Comparado a :Eugene o´neil e tennesse Williams.

"Sou um menino que vê o amor pelo buraco da fechadura.Nunca fui outra coisa.Nasci menino,hei de morrer menino.E o buraco da fechadura e´,realmente,minha ótica de Ficcionista.Sou-e sempre fui-um anjo pornográfico."  Nélson Rodrigues.

.Começou a carreira jornalistica como repórter policial,passando a esportivo,sem esconder sua paixão pelo Fluminense.Como dramaturgo,deixou obras como :Vestido de noiva (M.O.),marco da dramaturgia Brasileira;A mulher sem pecado;Bonitinha,mas ordinária;Viúva,porem honesta;O beijo no asfalto;Álbum de família; Perdoa-me por me traíres; Os 7 gatinhos;Boca de ouro;Toda nudez sera castigada,entre outas.Contos-a vida como ela e´;A dama do lotação,etc.

.Sobre Futebol: A sombra das chuteiras imortais e A pátria de chuteiras.Alem de cronicas em jornais.

.Expressões Rodriguianas:

.A pátria em chuteiras- "O escrete e´a pátria em calções e chuteiras,a dar rutilas botinadas ,em todas as direções.E cada gol do escrete e´feito por todos nós."

.Barbosa-"Quando se fala em 50,ninguém pensa num colapso geral.Pensa em Barbosa;não esquece nem a tiro,o frango de Barbosa."Copa de 1950,derrota para Uruguai...

.Complexo de vira-lata-"Inferioridade que o Brasileiro se coloca ,face ao resto do mundo."

.Derrota de 66-"Eis 80 milhões de Brasileiros numa humilhação feroz."

.E´chato ser Brasileiro-"Dizem que o Brasil tem analfabetos demais.A vitoria(5 a 2 na suécia e o titulo mundial) operou o milagre.Nunca se leu e releu tanto."

.Flamengo-Para qq clube a camisa vale tanto quanto uma gravata.A camisa rubro-negra sera uma bastilha inexpugnável."

.Garrincha-"Como marcar o imarcavel? Ele não existe! pensava o marcador em sua indignação impotente."

.Humildade-"Ou expulsamos de nos a alma da derrota ou nem vale competir.Com humildade abjeta,ninguém consegue atravessar a rua,sob pena de ser atropelado por carrocinha de chica-bon."

.Idade-Zizinho mostra que o tempo e´uma convenção que não existe nem para o craque,nem para a mulher bonita."

.Jairzinho-"Na copa de 70,jairzinho explodiu.do ele sabia driblar como Garrincha."

.Kafka-"O futebol Brasileiro e´retratado como um conto de Kafka.Depois do tri,no mexico,e´que descobrimos que somos gigantes."

.Ladrão-Outrora havia o juiz ladrão.Hoje os juízes são de uma honestidade mom otona e alvar.A virtude pode ser bonita,mas exala um tédio homicida causa ulceras mortais."

.Milésimo gol de Pele-"Íamos assistir historia que já era lenda.Como testemunha de Waterloo ou o assassinato de Cesar;no maracanã,um silencio ensurdecedor.Quando Pele´estourou as redes,o estadio voou pelos ares."

.Narinas de cadáver- " Existe mesmo a guera-fina de narinas de cadáver?E eu conto uma historia antiga,jogo do Botafogo;uma mulher no elevador pergunta: Quem e´a bola ?"

.Entendidos-"Referencia aos cronistas esportivos,os idiotas da objetividade."

.Quadrupede de 28 patas-"O torcedor que nega o escrete e´um quadrupede de 28 patas,as 4 regulamentares não lhe bastam.E´um nasciso as avessas ,cospe na própria imagem."

.Reis-"Hoje acordamos todos,com fronte erguida de profetas.A crioulinha ,favelada e descalça,tem um halo de Jean d´arc,o borra-botas enrola-se no manto como rei Lear. O Brasil venceu.Somos milhões de reis."(Bi campeonato mundial,1962.)

.Sobrenatural de Almeida-"O mistério pertence ao futebol.Não ha clássico ou pelada sem um minimo de absurdo,de fantástico. E´o sobrenatural de Almeida agindo."

.TRI- A copa no mexico,desmontou a impostura do futebol europeu.Os virtuosos,estilistas,inventores,somos nós.Ganhamos andando.Os europeus não viram a cor da bola."

.Uruguai-Em 50,quase houve um suicídio nacional quando não fomos campeões do mundo.Eramos uma nação que quase toma formicida."

.Zero a zero-"De todos os empates,o mais exasperante e´o 0x0. Virgindade desagradável e irredutível do escore humilha e enfurece o publico.

."O adulto não existe,o homem e´um menino perene."


M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário