quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Peloponeso.

 

Como Esparta conseguiu derrotar Atenas na Guerra do Peloponeso?

Depois de terem sido derrotados duas vezes pelos gregos, os persas enviaram agentes com sacos de ouro para criar problemas. Os persas tinham conquistado o reino da Lídia em meados do século VI a.C. A Lídia tinha ricos depósitos de eletro (electrum), uma liga natural de ouro e prata.

Os atenienses tinham uma mina de prata em Laurion, 38 quilômetros a sudeste de Atenas, e usaram os recursos obtidos ali para construir a marinha mais poderosa da época. Portanto, os persas não iam conseguir subornar ninguém ali.

Por volta de 750 a.C., Licurgo, regente do seu sobrinho, o rei de Esparta, visitou o Oráculo em Delfos. Ele recebeu uma profecia de que ouro e prata arruinariam Esparta. Então ele voltou para casa e instituiu as reformas militares que deram a Esparta o exército mais poderoso.

Licurgo também baniu o ouro e a prata, e instituiu uma moeda de barras de ferro. Os persas descobriram que era fácil subornar figurões espartanos, cumprindo assim a profecia do Oráculo de Delfos.

Os persas usaram os espartanos para ameaçar as cidades-estado marítimas gregas para se aliarem a eles com suas marinhas. Finalmente, em 404 a.C., Esparta conquistou Atenas.

Esta foi uma das razões pelas quais Filipe II da Macedônia fez seu filho Alexandre, o Grande, jurar destruir a Pérsia.

Um Dárico de ouro persa equivalia a 20 Siglos (Sigloi) de prata persas.

Foto de perfil de Marco Antonio Costa



Nenhum comentário:

Postar um comentário