Duas coisas: “Otium” e “Euergetismo”.
Otium era um passatempo favorito da vida da classe alta romana. Significa 'lazer', mas não qualquer velhinha comendo nozes e assistindo TV. Otium era uma parte da cultura da vila que foi projetada para promover a vida refinada entre a elite romana. Isso geralmente envolvia ler, escrever, pensar ou discursar em silêncio sob os peristilos sombreados, ou comer, passear ou passar tempo no jardim.
O “euergetismo” era um dever esperado do cidadão romano abastado. Não havia regras oficiais que regiam essa atividade, mas certamente era uma regra não escrita: se você recebeu muito, então devolva – sem pensar em recompensa; em outras palavras, doação voluntária. Assim, muitas amenidades públicas, espaços sociais e benefícios da sociedade romana eram um produto do euergetismo romano.
Por exemplo, Eumachia, uma sacerdotisa de Vênus em Pompéia, pagou e doou o maior edifício de Pompéia para a cidade como um ato de euergetismo altruísta, para servir - talvez - como sede da guilda dos fullers.
Embora tenhamos filantropos hoje e eles inegavelmente façam boas obras, às vezes me pergunto sobre suas motivações 'altruístas'….
Nenhum comentário:
Postar um comentário