Muitas vezes era todo o lado escuro. Vamos ver
1: Triunfos
Quando um general romano conquistasse novas terras, ele obteria um triunfo. Um triunfo era um desfile pelas ruas de Roma que exibia qualquer riqueza capturada, escravos e pinturas glorificando a conquista.
No final do Triunfo, quaisquer generais ou soldados capturados seriam cerimoniosamente estrangulados até a morte pelo general vitorioso e seus homens. Este é o destino que esperava Cleópatra se ela não tivesse se matado.
2: Escravidão
Os romanos tinham MUITOS escravos. A maioria dos escravos urbanos tinha uma vida bastante decente no que diz respeito à escravidão, mas os escravos que trabalhavam nas minas tinham dificuldades.
Esses homens e mulheres eram tratados como dispensáveis. Eles foram trabalhados até a exaustão e espancados depois de desmaiar. A expectativa de vida era muito curta para esses homens.
No final, o fato cruel é que a economia romana dependia da escravidão em um grau que é difícil de entender. Os romanos podiam ser bons mestres, mas também podiam ser brutais.
3: Gladiadores
Você pode ter ouvido histórias sobre como os gladiadores tiveram uma vida muito boa - isso é principalmente um mito. Alguns gladiadores (os poucos famosos) tinham vidas decentes, mas a maioria não.
A maioria eram soldados inimigos capturados que foram forçados a matar uns aos outros para aplaudir as multidões. Os romanos também forçaram gladiadores femininos e gladiadores deficientes a lutar - o que todos acharam hilário. Imagine ser morto na frente de uma multidão enquanto as pessoas riam.
O Imperador Commodus adorava fingir ser um Gladiador e lutar na arena. Sua coisa favorita era matar qualquer pessoa que ele considerasse “estranha” – que são principalmente pessoas com deficiência. Ele iria matá-los muito lentamente, praticando sua esgrima e precisão de arco - tudo enquanto as pessoas aplaudiam seus corações.
4: Conquista
Roma poderia ser uma conquistadora gentil, mas se você resistisse e se revoltasse, passaria um mau bocado.
Quando os gauleses se levantaram contra César, ele foi de aldeia em aldeia, massacrando e escravizando qualquer um que encontrasse. Quando uma tribo gaulesa meramente insultou César, ele eliminou a tribo. Enquanto na Gália, César talvez tenha matado ou escravizado até 1 milhão de pessoas em um ato que hoje consideraríamos genocídio.
Mesmo quando você não resistiu, os romanos podiam ser brutais. Quando o chefe dos Iceni fez de Roma seu herdeiro após sua morte, os romanos se mudaram para o território Iceni e começaram a estuprar mulheres aos milhares. Quando a esposa do chefe, Boudica, protestou contra o estupro de suas filhas, ela foi espancada publicamente.
5: Os Genocídios Judaicos
Os romanos e os judeus não se davam bem.
Os romanos, por sua vez, tentaram fazer acordos com os judeus que permitissem a todos se dar bem, mas os judeus nunca iriam ceder ao domínio romano.
Eventualmente, os judeus se revoltariam e os romanos marchariam até a Judéia e os matariam.
Na revolta de Bar Kokhba, 580.000 judeus foram massacrados por soldados romanos. No total, 50 cidades foram niveladas e 985 aldeias foram erguidas. Enquanto os romanos mataram muitos guerreiros judeus, eles mataram principalmente civis judeus.
Adaptação e Tradução:
Nenhum comentário:
Postar um comentário