Verdun era uma importante base do exército francês com extensas fortificações antes da Primeira Guerra Mundial. Era (e é hoje) em grande parte um terreno irregular, acidentado e arborizado. Após a Primeira Guerra Mundial, os franceses colocaram seus esforços de limpeza em áreas civis que tinham potencial industrial e agrícola, Verdun foi (principalmente) deixado de lado. As aldeias que existiam antes da guerra foram abandonadas. Algumas das fortificações foram reformadas e usadas na abertura da 2ª Guerra Mundial, onde caíram em um dia de 1940.
Hoje existe um enorme cemitério, um ossário, um museu e vários memoriais, mas a maior parte do terreno foi deixada de lado. Grande parte da área está fechada para visitantes, mas você ainda pode ver o que sobrou das antigas trincheiras, e munições não detonadas são bastante comuns.
As munições não detonadas, muitas das quais contêm gases venenosos, ainda são extremamente perigosas. Sem um grande esforço para limpar a área, é provável que não seja utilizável por muitas e muitas décadas. Os ossos de soldados de ambos os lados foram declarados “perdidos em combate” ainda estão espalhados pelo campo de batalha. Na minha humilde opinião, deveria ser deixado de lado como um vasto memorial.
Uma visão do terreno com crateras de Fort Douaumont:
A “aldeia” de Fleury hoje:
Nenhum comentário:
Postar um comentário