O escultor grego Praxiteles criou por volta de 350 aC. A Afrodite de Cnido. Como costuma acontecer na história da arte, o escândalo consistia simplesmente em nudez.
A Afrodite de Cnido é considerada a primeira representação em tamanho real do corpo nu feminino nos tempos clássicos. Até este ponto, era perfeitamente normal na arte antiga retratar deuses e heróis masculinos nus, mas as imagens femininas sempre foram vestidas.
Quando Praxiteles foi contratado para fazer uma estátua da deusa Afrodite, ele criou duas versões. Um vestido e um nu. Os chocados cidadãos da cidade de Kos escolheram a versão vestida.
Alguns moradores da cidade de Cnido aparentemente gostaram da estátua nua. Eles adquiriram a obra de arte e a colocaram em um templo especialmente construído.
A estátua logo se tornou um grande sucesso e uma atração turística. A estátua, que havia sido pintada para parecer natural, parecia tão realista que um jovem teria tentado se relacionar com ela.
Sua tentativa provavelmente não foi bem-sucedida, mas dizem que deixou uma mancha na parte de trás da coxa. Quando foi pego, ele decidiu se atirar de um penhasco de vergonha.
Também deve ser notado que a imagem mostrada acima não é da estátua original, mas sim uma réplica. O original de Afrodite de Cnido não resistiu ao tempo. No entanto, como a estátua foi uma das obras de arte mais famosas da história, foram feitas tantas cópias que temos uma boa imagem de como ela deveria ser.
Traduzido de: Antwort von Jonathan Ruoff auf Welches war das erste Kunstwerk der Geschichte, das einen Skandal auslöste?
Nenhum comentário:
Postar um comentário