quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Leis Draconianas.

 

Como eram as leis draconianas, por quanto tempo estiveram em vigor e qual foi a sua importância na época?

De acordo com Aristóteles (nossa principal fonte sobre Drácon, o legislador, e seu código legal), as Leis Draconianas foram as primeiras leis atenienses escritas, e que Drácon estabeleceu uma constituição emancipando os zeugitas (os atenienses que possuíam pelo menos dois bois , isto é, pequenos proprietários).

A principal tarefa de Drácon era a de acalmar a atmosfera explosiva da Atenas do século VII a.C. As poderosas famílias aristocráticas lutavam entre si pela liderança da cidade (o notório golpe de Cílon acontecera poucos anos antes) e a pobreza estava afundando os atenienses e os levando à escravidão. Drácon, por meio de seu código legal, foi chamado para atuar como um “negociador” entre os aristocratas e os atenienses pobres.

(Possíveis) restos mortais de revoltosos.Λ. Μενδώνη: Εγκαταλείφθηκαν στην τύχη τους οι Δεσμώτες του Φαλήρου

Apesar do que Aristóteles informou, é muito provável que Drácon não tenha reformado o regime. Os direitos de zeugitas devem ter sido concedidos posteriormente. Os principais problemas dos atenienses (a ganância de alguns aristocratas e o sistema jurídico injusto que os favorecia) permaneceram sem solução.

O que se sabe com certeza são as leis penais desse código porque permaneceram em vigor até o período clássico e são referidas em muitos discursos judiciais.

O código de Drácon foi considerado intoleravelmente duro, que que previa a punição de crimes triviais com a pena de morte; provavelmente era insatisfatório para os contemporâneos, já que Sólon, que era o arconte em 594 a.C., posteriormente revogou o Código de Drácon e publicou novas leis, preservando apenas as penas para crimes de homicídio estabelecidas por Drácon.

Uma nota: na Grécia antiga, a prisão não era uma opção de sentença. Réus considerados culpados recebiam penas de multa, exílio ou morte.

Duas novidades interessantes sobre o Código de Drácon são a criação de uma Corte de Apelações (que decidia por votação sobre as sentenças) e o estabelecimento de uma distinção entre homicídio culposo e doloso..

Fonte:

Draco | Greek lawgiver
Draco, Athenian lawgiver whose harsh legal code punished both trivial and serious crimes in Athens with death—hence the continued use of the word draconian to describe repressive legal measures. The six junior archons (thesmotetai), or magistrates, are said by Aristotle to have been instituted in A
Foto de perfil de Marco Antonio Costa

Veja mais deste Espaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário