quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Judas.

 

Qual é a explicação para o papel de Judas?

Judas foi um herói ou um traidor?
- Por que ele precisou trair Jesus?
Algumas informações sobre Judas que, não seguem uma linha que possa ser minimamente crível ou confirmada por quaisquer documentos históricos, mas sim por 
¹biblistas e ²apócrifos gnósticos que hoje conhecemos como Evangelho de Judas que, provavelmente foi baseado em apócrifos mais antigos, afirmavam o seguinte;
¹Ele era um Zelote infiltrado no grupo de Jesus para sondar se Jesus era mesmo o messias aguardado pelos Zelotes, ou seja, um líder que tiraria Israel das mãos romanas utilizando métodos de guerrilha. Quando Judas percebeu que Jesus era um cara "paz e amor" - resolveu entregá-lo aos guardas.

²Judas foi persuadido pelo próprio Jesus para seguir com o plano da traição.
²Judas foi o melhor amigo de Jesus e era o mais inteligente entre os demais e, por isso, Jesus o usou para consolidar seu plano de ser crucificado.
Judas então perguntou o que ganharia com isso? Jesus disse, olha, todos no mundo vão te odiar para todo o sempre. Mas, você vai brilhar como uma estrela especial. Dessa forma, Judas "sacrificou-se" ética, moral e historicamente para salvar a humanidade entregando Jesus para ser crucificado.

A origem gnóstica do Evangelho de Judas é confirmada, não só pelo enfoque geral, mas através de termos característicos, como 
Barbelo, que designa um princípio fundamental gnóstico, Sophia, que é a personificação da sabedoria.
Ireneu de Lião (130 – 202 d.EC), em 
Adversus Haereses, se refere a uma seita gnóstica dos barbelonitas:

Alguns supõem um leão que nunca envelhece, onde está num espírito virginal, que chamam Barbelo, onde se encontra também um Pai inefável, que se quis manifestar a Barbelo” (p. 112). Aliás, encontramos, não só termos, mas descrições gnósticas semelhantes às que encontramos no Evangelho de Judas.


“Havia correntes do cristianismo que defendiam uma visão positiva de Judas, como os gnósticos, entre os quais circulava um Evangelho de Judas que continha revelações de Jesus a este discípulo privilegiado. O texto, encontrado no Egito e escrito em copta, contém um diálogo entre Judas e Jesus e se assemelha a outros textos gnósticos contemporâneos, que são cópia dos originais e ainda eram lidos por comunidades cristãs no final da Antiguidade”.

→ Judas, muito mais que um traidor

Foto de perfil de Marco Antonio Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário