Foi o pai do primeiro rei Português.
D. Henrique e D. Teresa
Passo a citar:
«O Condado Portucalense – séculos IX-XII
Apesar da vitória dos nobres visigodos, liderados por Pelágio, na batalha de Covadonga, em 722, a Reconquista cristã não começou nesse momento, uma vez que os cristãos eram ainda demasiado fracos para poderem passar ao ataque.
Não tardou até que surgissem reis guerreiros que reclamavam ser herdeiros de Pelágio, que já então viam como um herói. Foi desta forma que surgiu o reino das Astúrias, liderado pelo rei Afonso III (866-910), que recomeçou o povoamento da região em torno do rio D ouro, na altura muito despovoada devido à guerra. Em 868, Vímara
Peres tomou a cidade de Portucale, junto à foz do Douro, para aí se instalar. Assim nasceu o Condado Portucalense, que passava a dominar os territórios em torno do D ouro que, mais tarde, viriam a fazer parte de Portugal.
Os descendentes de Vímara Peres controlaram o condado até 1071, ano em que o conde N uno Mendes foi morto em batalha, depois de se revoltar contra o rei de Leão. O condado ficou vago durante algum tempo, mas, por volta de 1096, foi entregue a D. Henrique de Borgonha, um cavaleiro francês.
A Reconquista atraiu centenas de cavaleiros franceses para a Península Ibérica, uma vez que, incitados pelo Papa e pelos abades de Cluny (um mosteiro na região de Borgonha, França), estavam dispostos a combater contra os muçulmanos em nome dos reis cristãos ibéricos.
D. Henrique era um cavaleiro particularmente bem relacionado, por ser familiar do abade de C luny e do conde e do duque de Borgonha. O seu desempenho militar valeu-lhe a entrega do Condado de Portucale e um casamento com D. Teresa, filha ilegítima de Afonso VI (1065-1109), rei de Leão e Castela.
D. Henrique de Borgonha acabaria por tentar tornar o Condado Portucalense independente do reino de C astela, mas sem sucesso.
Quando faleceu, em 1112, deixou o condado ao seu jovem filho, D. Afonso Henriques, que, anos mais tarde, acabaria por fundar um reino próprio: Portugal.»
Créditos: Diogo Ferreira e Paulo Dias
In “História de Portugal – O que todos precisamos saber”, página 20
Curiosidade: Descendência…
Do seu casamento com Teresa de Leão nasceram:
Afonso Henriques (1108)
Urraca Henriques (nasceu ca. 1095), casou-se com D. Bermudo Peres de Trava
Sancha Henriques (ca.1097-1163), casou-se com D. Sancho Nunes de Celanova e com D. Fernão Mendes, senhor de Bragança
Teresa Henriques (nasceu ca. 1098)
Henrique (ca.1106-1110)
Afonso Henriques (1109-1185), primeiro rei de Portugal, casado com Mafalda, condessa de Sabóia
Imagens: PINTEREST
Nenhum comentário:
Postar um comentário