A vida em Esparta não deve ter sido diferente da de outros estados micênicos. Então, seria de se esperar que houvesse o palácio de Menelau protegido por muralhas ciclópicas ao redor dele e o povo morando em chalés fora das muralhas.
Só que na verdade não foi assim!
Na Lacedemônia, não foram encontrados palácios nem muralhas, embora tenham sido descobertos túmulos elaborados contendo ricos tesouros, datados do século XV a.C., o que revelava a existência de uma classe alta.
Em outras palavras, não houve uma Esparta da Idade do Bronze!
A taça de ouro de Váfios. Foi encontrada em uma tumba na Lacedemônia. No entanto, nenhum palácio ou mégaro foi descoberto até agora na região.
Imagem da Wikipédia
Já foram escavados 21 povoados, todos próximos ao rio Eurotas, e a maioria deles ainda era habitado no período histórico. Não há vestígios de qualquer tipo de invasão ou ruptura social violenta durante a Idade do Bronze.
Mapa da Esparta histórica. Na colina da Acrópole havia mais de um assentamento da Idade do Bronze. Mapa extraído de A Map of Ancient Sparta and Its Relationship to the Modern City | Ancient sparta, Ancient greece facts, Ancient greece for kids
Então, nossos espartanos naquela época eram fazendeiros, cultivavam cereais, oliveiras e videiras. Devia haver mercadores (foram encontrados muitos itens minóicos)... e, de vez em quando, invadiam uma terra distante para gerar uma receita extra.
Resumindo, a vida era tranquila no vale do rio Eurotas durante a Era do Bronze…
Sobre a vida na Grécia micênica : MYCENAEAN CITIES, CULTURE, RELIGION, LIFE AND MAYBE HUMAN SACRIFICES (1650 AND 1200 B.C.)
Fonte das informações históricas : Ιστορία της Σπάρτης - Βικιπαίδεια
Nenhum comentário:
Postar um comentário