Cruzada Albigense
Quando se trata de cruzadas, você provavelmente pensa principalmente nas cruzadas no Oriente Médio. Muitas vezes esquecidas estão as cruzadas europeias - principalmente entre elas a Cruzada Albigense.
No sul da França, nos anos 1200, havia uma seita do cristianismo chamada cátaros. Os cátaros aderiram ao antimaterialismo e pregaram a pobreza e a piedade. Infelizmente para eles, seus ensinamentos iam contra os pontos de vista da igreja e isso os tornava inimigos.
De 1209 a 1215, houve uma grande cruzada com o objetivo de destruir os cátaros. O território cátaro foi rapidamente tomado e atos extremos de violência foram cometidos contra civis.
Em um caso famoso, o Legado Papal disse aos cruzados para matar todos os homens, mulheres e crianças de uma cidade, mesmo que fossem católicos, porque “Deus os resolverá”.
Nesta cruzada, até 1.000.000 de cristãos foram massacrados em uma campanha brutal de violência insana. Foi chamado de genocídio e realmente é. O objetivo não era a terra ou algum ícone religioso - o objetivo era erradicar e exterminar um grupo inteiro de pessoas.
De 1209 a 1215, houve o primeiro estágio do genocídio, uma carnificina cidade a cidade. Então, em 1216, quando a “Cruzada” terminou, os cátaros se revoltaram e retomaram a região. Isso resultou na convocação do Papa para uma nova Cruzada em 1217 e mais conflito até 1225.
Isso resultou no massacre de muitos cátaros, mas os remanescentes foram levados para o subsolo. Uma inquisição foi então estabelecida na região para erradicar violentamente os cátaros remanescentes.
Dezenas de milhares de mulheres foram estupradas, crianças foram executadas no local e cidades foram destruídas. Toda a população do sul da França foi alvo de extermínio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário