quarta-feira, 7 de julho de 2021

Filipos.

 

O que foi a Batalha de Filipos?

A A Batalha de Filipos 42 AC? Trata-se de duas batalhas que enterraram definitivamente a república…

Após a morte de César, a situação de seus assassinos, liderados por Bruto e Cássio não se desenrolou nada bem. Os senadores aterrorizados dispersaram-se. Bruto, que queria discursar no Senado após a morte de César, teve que desistir de sua intenção.

Em vez do triunfo e aclamação, os conspiradores fugiram para o Capitólio, onde foram protegidos por grupos de gladiadores e escravos armados. A opinião pública em Roma, em parte graças ao discurso inflamado de Marco António (Resposta de Eduardo Santos para Quais são alguns fatos interessantes sobre a vida de Marco Antônio?) no funeral de César, se voltou contra os republicanos, que posteriormente foram forçados a fugir da cidade. Eles se dirigiram para o leste do império, onde começaram a reunir tropas.

(Marco António, discursando no funeral de Cesar, interpretado por Marlon Brando)

Na Itália, após problemas iniciais entre Otaviano e Marco António, formou-se um grupo de poderosos, também conhecido como o Segundo Triunvirato, que foi formado em 43 aC, cujos membros eram Marco António, Otaviano e Lépido (Resposta de Eduardo Santos para Quais são alguns fatos interessantes sobre o 2.º Triunvirato?). Imediatamente após os triúnviros lidarem com seus oponentes em Roma (incluindo, por exemplo, o conhecido político romano e orador Cícero), eles direcionaram os seus esforços para alcançar um de seus principais objetivos - vingar a morte de César (e, assim, eliminar seus oponentes de fora Roma).

No início de 42 aC, a situação era a seguinte: os republicanos, liderados por Bruto e Cássio, controlavam parte do Império Romano ao leste, a partir da Macedónia. António e Octaviano (Resposta de Eduardo Santos para Qual o papel de Otaviano na transição da República para o Principado?) controlavam a Itália e as províncias europeias a oeste dela. As ilhas no oeste do Mediterrâneo foram ocupadas por Sexto Pompeu com sua frota. A situação na África era bastante caótica. Os triúnviros formaram um exército de cerca de 22 legiões e, no verão de 42 aC, embora tivessem uma frota mais fraca, navegaram para a Dalmácia, de onde avançaram para o leste. Aproximadamente 19 legiões de republicanos vieram ao encontro deles, mas a maioria deles não estava em perfeitas condições. Em termos de número de unidades auxiliares, os republicanos se tinham mais.

Depois de algumas manobras, os dois exércitos se encontraram e acamparam a uma curta distância de Filipos ao redor de uma estrada chamada Via Egnatia. O acampamento fortificado dos triúnviros ficava nas planícies diretamente na via Egnatia, e uma parede de paliçada com um fosso conduzia aos pântanos ao sul do acampamento para evitar possíveis tentativas do inimigo de cercá-lo. Bruto e Cássio tinham seu próprio acampamento nas colinas nas laterais da via Egnatia (Bruto no norte, Cássio no sul).

Marco António, que por um tempo assumiu o comando das tropas dos Triunviros (Otaviano não estava bem), repetidamente liderou o exército para fora do acampamento e ofereceu uma batalha ao inimigo, mas Bruto e Cássio se opuseram às suas tentativas. Não admira que as tropas dos triúnviros (ao contrário dos republicanos) estivessem mal abastecidas e sofressem de escassez geral. Então Bruto tentou aniquilar o inimigo através da fome. Marco António precisava forçar o inimigo a entrar na batalha, ou pelo menos interromper suas rotas de abastecimento. Então, ele tentou secretamente construir um caminho através dos pântanos e assim contornar o lado do inimigo. Após dez dias de trabalho, ele finalmente conseguiu enviar tropas que haviam tomado vários fortes construídos no local pelo inimigo. No entanto, Cássio percebeu o perigo iminente a tempo e construiu um muro sobre os pântanos, o que impediu o plano de António e cortou o caminho aos seus soldados.

Essas manobras acabaram resultando em uma batalha direta. António atacou o muro construído com a ala direita do exército, quebrou-o e posteriormente tomou o acampamento de Cássio. Enquanto isso, o exército de Cássio lutando fora do acampamento foi derrotado, espalhando-se em todas as direções após a notícia da ocupação do acampamento pelo inimigo. Durante a luta, Cássio perdeu a orientação na situação geral e, convencido de que seria completamente derrotado, suicidou-se um tanto prematuramente. Do outro lado do campo de batalha, as tropas de Bruto empurraram o exército sob Otaviano e tomaram o acampamento dos triúnviros. Assim terminou a primeira batalha de Filipos - foi basicamente um empate.

Isso foi seguido por uma calmaria de quase três semanas, durante as quais António conseguiu mudar gradualmente a direção da batalha em 90 °, cercando gradualmente as tropas do sul de Bruto. Bruto novamente usou uma tática de retardamento, tentando aniquilar de fome o exército dos triúnviros. E ele estava a ter muito sucesso. No entanto, seus soldados e depois os oficiais não concordaram com ele, pois estavam ansiosos para enfrentar o inimigo em uma batalha direta e decisiva. No final, Bruto, como antes dele em Pharsalo Pompeu, foi atraído para a batalha.

E, como Pompeu, ele acabou por ser derrotado. Embora soldados de ambos os lados lutassem por cada centímetro da terra e a batalha parecesse indecisa por um longo tempo, as tropas de Bruto foram gradualmente empurradas para suas próprias fortalezas. Isso interrompeu a coesão das fileiras da linha de batalha, que, é claro, os legionários experientes dos triúnviros usaram. Isso foi seguido pela derrota de Bruto, que também escolheu morrer suicidando-se com a sua espada

Fonte: Antický svět

Imagens: PINTREST

Tradutor: Eduardo Santos







Nenhum comentário:

Postar um comentário