.Shakespeare e a condição feminina.
Article.
This paper
wants to show how The Poet, Shakespeare
faces the women condition in his time. Your female characters are different,
strong , with many personalities.
Artigo.
Este texto pretende mostrar como o poeta, Shakespeare
observou a condição feminina, em seu tempo. Suas personagens femininas são
diferentes, fortes, mostrando personalidades diversas.
“A natureza criou as mulheres para domesticar os homens.”
François- Marie Arouet, Vulgo Voltaire.
William Shakespeare (23\4\1564-23\4\1616. Stratford-Upon-Avon),viveu
no período Elizabetano e depois sob James I. Escreveu 37 peças, 154 sonetos,
além de outros poemas, nos séculos XVI e XVII, textos povoados por mulheres inúmeras.
A sociedade de então era totalmente patriarcal, submetendo a identidade
feminina ao sexo. Por dar voz às personagens femininas, muitos o consideram um precursor do
Feminismo. Cabe lembrar que ele retratou mulheres e homens com a mesma argucia.
Os papeis femininos eram representados por atores! Herança Clássica ou recurso
de disfarce para confundir identidades, subvertendo a visão dominante da mulher
na ocasião, sugerindo igualdade entre sexos e rompendo a limitação dos papeis
femininos.
Papel feminino:
O poeta parece sugerir que a identidade social da mulher e
‘criação cultural, portanto, comportamentos adequados à socialização que estabelece
atribuições especificas, como oriundas da natureza. Essa condição e ‘revisitada
pelo autor, por diversas vezes; mostrando personagens frágeis, mas, sobretudo,
fortes, determinadas, inteligentes, independentes, ousadas e fluentes. Erudito
e conhecedor de Literatura e Historia, Shakespeare serviu-se de fatos e textos
anteriores, mudando-lhes o fulcro. A intertextualidade –“ Referencia explicita
ou implícita de texto pré-existente, que o toma como modelo ou ponto de partida;”
um texto que cita outro texto com o qual estabelece um dialogo”.(Julia
Kristeva).
.Comedias:
Considerados textos menores por especialistas, e ‘nas comedias
que o papel feminino ganha realce.
“Bem esta o que bem acaba”1623;”A comedia dos erros”1594;”O
mercador de Veneza”1598;”Sonhos de uma noite de verão.”1590;”Muito barulho por
nada”1598;”A megera domada.”1596;”A tempestade.”1610.;entre outras.Com humor ,o
autor discute: Transgressão, Conformismo, submissão, ousadia; enfim um mosaico
multifacetado para uma época em que as mulheres não tinham voz e nem ao palco
podiam subir. Do enigmático ao cômico, do casto ao trágico; Modelos Romanos e
Italianos.
.Históricas:
Estilo Renascentista- “Romeu e Julieta”1595;”Julio
Cesar”1599;”Ricardo III “1593;”Antonio e Cleopatra”1607;entre outras. Advinda
da Itália, com: Dante, Petrarca e Maquiavel; a literatura renascentista se
estendeu pela Europa do Século XIV ao XVIII. Inspirado nos valores Clássicos
(Greco-Romanos), e nas transformações econômicas o” Ressorgimento” deu origem a
idade moderna, superando os valores medievais. Pode-se destacar aqui:
.Romeu e Julieta:
Julieta Capuleto desafia a sociedade e a própria família ao
se envolver com um membro da família rival, na Verona Medieval; Romeu
Montequio. Arquétipo de amor juvenil, a tradição de romances trágicos vem da antiguidade.
E aqui caminha para desfecho trágico; as famílias se reconciliam, após as
mortes. Mas o sentimento dos jovens permanece inalterado. Só quem ama ou já amou,
sabe o que significa isto...
Júlio Cesar e Antônio e Cleópatra:
Cleópatra VII, rainha do alto e baixo Egito; ao que consta
não tinha beleza física; mas sabia: Astronomia, Politica, filosofia, literatura
e possivelmente de 6 a 8 idiomas, fora dialetos. Foi a única governante
Ptolomaica, a se dar ao trabalho de aprender a língua de seus súditos, os
Egípcios. De origem Grega, conquistou os dois Romanos mais importantes do
período: Cesar e Antônio.
Possível que quisesse refazer o império de seu ancestral,
Alexandre Magno. Derrotada, matou-se, segundo a tradição. Estas duas mulheres mostram:
Determinação, coragem, astucia e resiliência.
.Ricardo III:
Este rei Inglês utilizou de todos os meios possíveis para
atingir o trono. Conspirou, matou crianças, traiu irmãos; a peça trata de sua
Ascenção sanguinária e sua vertiginosa queda. As mulheres para Ricardo III, são
peças em um imenso tabuleiro...
Tragédias:
Ponto alto da arte do poeta-Período sombrio: 1600-1610.
Momento das grandes tragédias e comedias amargas;
.Hamlet-1601;narra a trajetória do angustiado príncipe
dinamarquês Hamlet, suas duvidas e tormentos .Sua amada, Ofélia, enlouquece e
se mata. Vários subtemas atravessam a obra: Incesto, moral, traição e vingança.
.Macbeth.1606;relato de ambição e cobiça, no qual lorde
Macbeth assassina seu primo, o rei para tomar a coroa. E ‘estimulado por lady
Macbeth ,que enlouquece. O local e ‘a Escócia, há ‘participação de bruxas no
processo-Herança medieval...
.Rei Lear.1605;originado de antigas lendas Britânicas, um
velho rei enlouquece ,após legar seu reino as 3 filhas, duas das quais o
perseguem e desprezam.
.Coriolanus.1608;Caio Marcio após vencer os volscos, passa a
ser chamado Coriolanus.(Tomou a cidade de Corioli);por não aceitar as
determinações do Romano ,os patrícios ,temendo a plebe, expulsam-no. Herói sem
pátria, se junta ao ex –inimigo ,rei Aufidio para invadir Roma. E ‘convencido
pela mãe-Volumnia e pela mulher-Vergilia a desistir do intento. Retorna aos
Volscos e se deixa matar pela turba que o considera um traidor.
.Otelo, o mouro de Veneza. 1603; Transita por amor, ciúme,
traição e racismo. Otelo, um mouro (norte da África), esta a serviço do reino
de Veneza, pela posse de Chipre contra os Turcos. No processo contrai núpcias
com Desdemona, Iago um oficial subalterno, por inveja, inventa que Cassio tinha
algo com a esposa do mouro, comandante geral. Um lenço e ‘usado como argumento
e acaba por convencer o Mouro de que ele era traído. Ensandecido, o mouro
estrangula a esposa inocente. Emília, esposa de Iago revela tudo aos demais
oficiais, sendo morta por Iago. Otelo se mata, quedando ao lado da amada. Iago
e ‘capturado para julgamento (e execução) e Cassio assume o lugar de Otelo.
Enfim, ao ler e estudar o “Bardo” fica claro que um
horizonte vasto se descortina mostrando uma riqueza Psicológica e Existencial.
Influenciou pensadores e escritores posteriores, como:
Arthur Schopenhauer, Sigmund Freud, Johan Goethe e Machado
de Assis, para citar alguns. A dramaturgia criada pelo Inglês e ‘equiparada,
muitas vezes, aos clássicos Gregos.
“Choramos ao nascer porque chegamos a este imenso cenário de
dementes.” Shakespeare.
.Bibliografia:
Obras completas de Shakespeare-Kindle.
.Referencia:
Anonymous-Roland Emmerich-2011. O filme discute a identidade
de Shakespeare.
Autor: Marco Antônio Eustáquio Da Costa.
Graduado e pós-graduado em Psicologia.
Mestrado em
Literatura.
Michigan and Toeffel
–English.
Atualmente estudante de Direito na Universidade Universo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário