quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Sedução.

 .Sedução,vem do Latim,Seductio,ação de seduzir.E ainda Seducere,ato em que o sedutor se diz Seductor.

A Cratilia e´a circulação nos dicionários.O Cratilismo e´sedutor porque apaga a arbitrariedade,ilude com as coerções da motivação.Alem do modo de dizer;o prazer se libera e com ele ,o humor.

Sentidos dicionarizados: Desviar,afastar,separar,livrar de,distinguir,levar ao erro,fraqueza,corromper.,levar ao pecado.Um espirito sedutor e´ demonico,que corrompe a inocência.Exemplo definitivo,maior: D.Juan,de Tirso de Molina,autor barroco.Um Diabolos, que desune,transgride. Fascina,rebela,subleva,sedicia. Anjo luciferino que que se rebela,que carrega sua marca;transgressão.Mesmo depois em Moliere e Byron,o sedutor viola regras ,desviando da virtude todos que deseja.D.Juan não ama as mulheres que seduz,ama a sedução.Dai a longa lista de mulheres seduzidas.Ocorrida a sedução,a seduzida cai no desinteresse e novas seduções ocorrem.Não ha sedução sem desejo,não ha sedução que não seja seduzível. D.Juan e´levado a danação.O convite do comendador e´o desafio do sedutor,seu destino,irremediável,perdido.D.Juan tentador,transgressor,desviante.Usa o código linguístico,mas são apenas palavras.Ele ficcionaliza tudo.

O texto sedutor e´uma especie de apropriação,duplo:citação e comentário. Sedutor e´o discurso, e o texto,que acentua desvio na linguagem,envolvendo o ouvinte\leitor.Atinge pela linguagem a linguagem.O texto dissolve a noção moral sedução,pois nele o sedutor e o seduzido mantem uma relação de cumplicidade.

M.


Nenhum comentário:

Postar um comentário