terça-feira, 6 de outubro de 2020

D.Juan.

."O homem cujo olho e´dirigido por um fantasma,que o leva a qualquer representante da beleza."

Julia Kristeva indaga (Histoires d ´ámour) : O que procura D. Juan?

O que ,nele,atrai as mulheres ?

O que imaginam os homens de hoje que agem como ele ?

.Libidinoso,eterno conquistador,alegre sem investimento de objeto (Mozart).

Homem de linguagem múltipla-irônico,aristocrático,popular e trágico.Relativista em busca de ideal irrepresentável;devoto do desejo e prazer da conquista;não da posse do objeto.Artista,que impõe seu poder  seus escravos e mulheres. Ausência da mãe que pressupõe uma tentativa de compensar o poder dessa mãe inominável.Rivalidade com irmãos preferidos pela mãe.Mulheres múltiplas,pretexto do gozo,do triunfo,da afirmação de gloria infinita.

Pulsão e desejo-Moliere e Da Ponte,nunca insistiram na pulsão sexual.O numero de conquistas do mestre:Alemanha,França,Turquia,Itália,Espanha...mais de 1000.Embora D.juan\giovanni fracasse algumas vezes.O seculo XVIII não toleraria um D. Juan ,sempre,vitorioso...

Vale considerar que o desejo e´continuo e espera a realização da plenitude,espera parar um dia,tempo não antecipado;a pulsão e´repetitiva,reversível,imaginaria,se realiza,tempo antecipado.

D.Juan não para e pula de objeto em objeto,partilham seu vinho com os camponeses,não aprisionam mulheres em um harém.O servo do Conquistador,classifica as aventuras conforme critérios geográficos,físicos,e sociais.Descreve,assim,um percurso revelador da sociedade e do mundo da época,seguindo método "Cientifico".A coleção de D.Juan as contempla como se todas tivessem o mesmo desejo ,ancestrais da beleza.A paixão do olhar-A pulsão escópica parece ser a mais importante para os personagens.Sai do sujeito,contorna o objeto,(qualquer),e volta para o sujeito.O olhar voraz acaba encontrando descanso.

M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário