sexta-feira, 18 de setembro de 2020

O Poeta da Luz.

 .Nos jogos olímpicos da Grécia antiga,a aristocracia encomendava a Píndaro poemas que registrassem suas proezas.

.Os jogos Olímpicos pan-helênicos nasceram do rito fúnebre em honra do herói Pélops. Heroi que teve seu destino marcado pela corrida de carros em que venceu,com fraude,o pai de sua noiva,recebendo uma maldição que fulminou a casa de seus descendentes,reis micênicos,casa dos atridas.Tanto a origem mítica dos jogos ,como a adoção de Herácles como patrono-Cujo físico ,conforme Pitágoras,foi o responsável pela dimensão do estadio para 40 mil pessoas em Olímpia,sendo a medida padrão de 600 pés calculada por seus membros.A proclamação de uma trégua sagrada no festival indica uma dimensão esportiva alem do profissionalismo-surgida pós guerra do Peloponeso.

Os registros dos vencedores tem inicio em 776 AC e nos Seculos VI e V ,os jogos atingem seu apogeu,ampliando o elenco de competições:Modalidades de corrida,pugilismo,pancrácio e pentatlo.A cada 4 anos,durante 7 dias,agosto\setembro ,a aristocracia organizava o evento e muitos encomendavam a Píndaro poemas que regirassem os feitos.A elite preocupada com a emergente Democracia,era enaltecida ;o que não incomodou os admiradores de Píndaro:Sócrates ou Horácio.Ou mais tarde: Rabelais-que criou o neologismo "Pindariser".O poeta Alemão Holderlin considera-o inspirado,intuitivo e elaborado.A partir do seculo XX,surge uma convergência que busca fundamentar o gênero da poética oral.O poeta age como interprete das mensagens das Musas.A poesia foi apresentada na Grécia com função performática,pois o canto era seguido da coreografia da dança.A lirica coral leva os ouvintes a uma logica mnemônica ,alem do teor ritualístico presente no tom visionário do poeta.Pela vitoria,Píndaro visualiza o mítico ,base da cidade,tecendo a ela um elogio.Canto coreografado e saudação da cidade permite cortes bruscos no tema.O conteúdo mítico-Histórico possibilita seleção,fragmentação e elipse verbal,onde a sugestão assume o primeiro plano.A digressão da imagem se aproxima da luz contida em outras fontes,dança vertiginosa misturando planos,inclusive o espectador.As Musas aparecem em Píndaro,como em Homero e Hesíodo,sendo o poeta interlocutor das Musas:"Da a mim o oraculo,Musa,e eu o interpretarei".A poesia não como Techne\elaboração,mas como Sofia\Conhecimento.O labor e´levado ao plano do ordenamento.A vitoria olímpica e´identificada com a poesia,tendo seu esplendor imperecível mantido pela linguagem ,familiaridade do âmbito heroico.Na abertura da 7 olimpíada,Píndaro compara uma taça de vinho borbulhante -oferecida ao noivo como feliz augúrio de casamento-com a poesia oriunda das Musas,néctar destilado.A transposição de conteúdo: vinho,mensagem dos deuses e Forma: Taça,labor poético. e´a imagem estática do movimento da abelha \Poeta,que voa de um assunto a outro.Arcaica relação entre mel e profecia-"Hino A Hermes".Adepto dos Princípios Délficos_"Conhece-te a ti mesmo-Píndaro não e´um autor otimista ,apreensivo com a condição humana;nascidos da mesma mãe,os deuses experimentam o tempo incorruptível ," e os homens debatem-se por desconhecerem o resultado de seus próprios atos".\Nemeia.

M.

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