Sunset Boulevard.1950. Direção .Billy Wilder. Roteiro:Billy Wilder e Charles Brackett. Traduzido no Brasil:Crepúsculo dos deuses.
Clássico Noir.*Do Frances:filmes Negros,designação dos membros da Nouvelle Vague Francesa,Trauffaut,por exemplo;aos filmes Franceses e Norte-americanos desenvolvido entre fins dos anos 30 e começo dos 60.Variante do filme policial,com toques de suspense, gótico e reflexos da grande depressão e forte influencia do Expressionismo Alemão (Década de 20.),o Realismo Poético Frances (Década de 30) e o Neorrealismo Italiano (Pos- segunda guerra).Mais que um gênero,e´um estilo visual.A ficção policial e o suspense condensados deram voz as obras de Dashiell Hammett e Raymond Chandler,entre outros. Características:Personagens ambíguos,mulheres tipo"Femme Fatale",Niilismo,desconfiança,paranoia,cinismo,ambiente urbano e real.Narrativa a partir do protagonista.Filmes em branco e preto. Sunset Boulevard e´um dos grandes representantes do gênero,adicionando ao crime e tom Dark;inveja,falsidade,interesses,falta de escrúpulos.O inicio e`com um cadáver na piscina de uma mansão de Hollywood,no endereço que da nome ao filme,ele,o falecido-como nas obras de Machado e Stern- e´quem narra como chegou ali!
John Gitts (william Holden) conta como ele,um alpinista social chega a Los Angeles em busca de fama e fortuna.ali encontra a milionária e reclusa Norma Desmond(Gloria Swanson,em atuação soberba,na qual satiriza a si própria,vez que foi estrela do cinema mudo nos anos 20.) Desenvolvem uma relação de interesse mutuo,para ela,um companheiro;para ele.uma perspectiva de ascensão e fama
.A ligação torna-se doentia Gitts promete um roteiro para o retorno triunfal de Norma.No entanto,ele se envolve com a jovem escritora Betty,e tudo foge ao controle.Eivado de cinismo,o filme caminha para desfecho trágico.
Gloria Swanson,compõe um personagem caricato,com expressões exageradas(Herança do cinema mudo),sinistra e diabolicamente perigosa. Erich Von Strohein , Cecil b. de mille e Buster Keaton também comparecem no filme.Mas e´Gloria com sua Norma egoica,cruel e insana quem da o tom a essa obra inesquecível.
Frases Célebres do Filme: " Por que vozes,se temos rostos ?"
"As estrelas são eternas,não são?"
"Eu sou grande,os filmes e´que ficaram pequenos." Norma Desmond.
Marco Antonio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário