Fetichismo,vem do Português:"Feitiço";pelo Frances:Fetiche.Derivado do Latim: Factidius-Artificial,Não natural,fictício.Objeto ao qual se atribuem poderes mágicos,sobrenaturais.Seu inicio foi com os Portugueses em Africa,sobre rituais religiosos la praticados.Hoje:Obsessão por pessoa ou partes do corpo de uma pessoa.Conforme o psiquiatra Richard Von Kraft-Ebing-(14\8\1840. Manheim. 22\12\1902.Ganz.Áustria.),no estudo do Comportamento Sexual:Psicopatia Sexualis.1866;ha´pessoas -principalmente Homens- que atribuem valor erótico a certas partes do corpo feminino,especialmente os pés. Podofilia ou Podolatria,poidos em grego: pês,e´uma parafilia (Fantasias que envolvem objetos ou pessoas sexualmente estimulantes.) considerada leve.Richard estudou também: Sadismo e Masoquismo.A Associação com a ideia de certas partes do corpo ou artigos do vestuário feminino. Utensílios,Lugares e partes do corpo,para a vida toda.
Fantasia.Do Frances.Fantasie.Pode incluir Fetiche ou não;objeto animado ou não ao qual se atribui poder sobrenatural ou magico a ao qual se presta culto.Depois de realizada uma,vem outra.
Estética Fetichista.Obsessão saudável x Ausência de gozo se não houver objeto de devoção-Patologia! Ex. Podolatria.
Artes:
Literatura:Ombros e mãos femininas-Machado de Assis;Joelhos-Nelson Rodrigues;Pés-Balzac e Jose de Alencar. Cinema: Quentin Tarantino. M.
Nenhum comentário:
Postar um comentário