segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Leitura de " O Corvo".

 Universidade federal de Minas Gerais.Faculdade de letras-Mestrado em Teoria da Literatura.

Disciplina-Poetas críticos da modernidade\.Profa.M.Esther maciel.

Estudante:Marco Antonio E. Da Costa.


Uma leitura de " O Corvo",

por Edgar Allan Poe.


" Antes cair nas unhas dos corvos do que nas mãos dos aduladores."Antístenes.

.Edgar Allan Poe-Poeta,critico,contista norte-americano ;cultivou em sua Literatura ,prosa e verso,o gosto por temas da natureza misteriosa e fantástica ,evidenciando uma das tendencias mais fortes do movimento Romântico advindo da Inglaterra para a America.A passagem dos Estados Unidos do período Neoclássico para o período Romântico não representou apenas um desejo de mudança dos norte-americanos,pois,embora estes tivessem conquistado sua independência como nação ,continuavam na pratica,culturalmente colonizados pelos Ingleses.Na realidade,nenhuma lei os obrigava a seguir a moda ,a arquitetura e artes Inglesas,mas o habito -adquirido na colonização-de procurar na Europa,particularmente na Inglaterra,os modelos de excelência em áreas diversas ,persistia.1.

Assim,a transição do Neoclassicismo para o Romantismo aconteceu ,tão somente,porque a Inglaterra dava o exemplo nesse sentido.Nesse contexto,Edgar Poe representa uma tendencia inédita no Romantismo,a tendencia dos escritores pelo macabro,pelo horror e sobrenatural.Temos então,o mundo das sombras,a imaginação liberta e a emoção explorada,levada as raias do irracional,do mórbido.Poe caminha por uma região escura e torturada-como sua turbulenta vida-estabelecendo os liames entre o Romantismo e o Simbolismo vindouro.Lembrando Charles Baudelaire,admirador fervoroso,Poe e´o primeiro poeta americano que faz do seu estilo uma ferramenta.2.

O autor de "Flores do mal" considera Poe o primeiro grande autor moderno de Contos,amante dos ritmos,representante solitário do Romantismo na America,um poeta a parte,enfim.No olhar de Poe ,a poesia e´a criação rítmica da beleza ,e´a musica misteriosa em que o mais Romântico e´a morte da mulher amada,o sofrimento provocado pela morte da amante.De enorme musicalidade,Poe parece considerar o som mais importante que o sentido.O inventor do Conto Policial,apresenta,pode-se dizer,como Janus-divindade Romana com dupla face que observa o oriente e o ocidente;o passado e o futuro.3.Um perfil dual em sua arte:por um lado,era visionário e idealista com poemas lúgubres e tristes;de outro angulo,era um artesão meticuloso que racionalmente desenvolvia suas narrativas envolvendo o leitor de modo irresistível.Entre os poemas mais famosos de Poe esta The Raven\O Corvo,que revela um momento Byroniano em seu trajeto poético. Para o Romantismo,a poesia e´o ápice da Literatura,pois os Românticos erigiram um altar a poesia em que a chave da ironia ,almejando a ruptura ,o inacabado,a permanente frustração do sujeito em representar-Mimese.Nesta busca da beleza-intrínseca-a poesia e´o refugio e o poeta,um exilado.Poe e´herdeiro,então,de uma larga tradição da procura por aquilo que não se vê,do Sublime.Tais influencias são de : Blake,o sobrenatural; Hoffman,o fantástico;Schlegel e Novalis,a critica.

Em seu ensaio " A filosofia da composição",Poe-lembrando Schlegel: "A poesia só pode ser pensada pela poesia",pratica um exercício de Metalinguagem,pois ha´um papel ambivalente de Poe.O de poeta critico,que faz uma reflexão sobre a própria linguagem ,assim a Literatura surge como construção ,sai do plano divinal e perde a aura de obra Literária,passando a esfera humana,construída pela mão do homem.4.

O poeta indica que a composição Literária,ao contrario do que supõe o senso comum.e feita na travessia de penosa jornada ,sendo menos inspiração que transpiração o elemento componente do histrionismo Literário ,assim,Poe busca evitar a ocultação do autor sob a égide do sutil frenesi.

Ao descrever o " modus operandi" de " O CORVO",Poe estabelece um padrão de precisão e rigidez matemáticas com eixo logico ,racional,esclarecendo que quer criar um poema a um só tempo agradável ao publico e a critica.Ele observa 3 pontos básicos:A extensão,que pode intervir na totalidade ou unidade do texto,isto equivale a dizer que se o poema for muito extenso pode ocorrer perda de efeito ou unidade,uma vaz que um poema deve provocar emoção intensa e a emoção e´breve ,logo o poema deve ser breve;a beleza e´a unica prova legitima do poema,ou ainda,deve-se escolher o efeito a ser obtido no publico pois a beleza vem como excitação da alma;o mais alto tom da beleza,a poesia e´o instrumento de revelação da beleza e o mais alto tom -leia-se a mais alta manifestação -da beleza e´a tristeza,a melancolia.O eixo do poema-Poe constrói a poesia a partir de um refrão ou estribilho-"NeverMore"- considerando que o prazer daquilo que se repete cria identidade entre leitor e texto.Estabelece um jogo de diferença e semelhança ,porque cada estrofe oferece uma nova ideia tendo,no entanto,o termino com o mesmo refrão ,o que causa no leitor:prazer\monotonia.quanto a previsibilidade do refrão e surpresa \renovação das novas ideias da estrofe.

No que tange ao refrão,pode-se observar que ele e´breve ,apenas uma palavra;e´o sonoro pois tem a vogal O prolongada e a consoante R mais aproveitável,alem de manter a melancolia pre-determinada.O animal Corvo e´o ser adequado a repetição do poema pelo seu soturno crocitar e também esta em conformidade com o tom melancólico que o texto pede.Esse pássaro apresenta um simbolismo negativo na Europa,e´a ave negra dos Românticos,planando sobre os campos de batalha a fim de cevar na carne dos cadáveres .E´a tradição do mau agouro e da desgraça.5.

O tema mais melancólico e´o da morte. Melancólico,belo,poético -morte de uma bela mulher clamada pelo amante ,assim pensa e escreve Poe.Ha´variação da aplicação e seu efeito para combinar duas ideias:a da lamentação plangente do amante e a do ritornello soturno da ave,assim o homem e´retirado de sua letargia pela melancólica repetição da palavra e também pela sinistra reputação da ave ,traduzindo uma reação deliciosa\intolerável que conduz ao clímax ou a pergunta conclusiva ,ai o poema tem seu começo ,no fim;"por onde devem começar todas as obras de arte."

Estabelecido o ponto culminante,Poe desenvolve as variações:As perguntas do amante ,o ritmo,o metro,a extensão,e o arranjo da estancia ou estrofe.A versificação busca originalidade na combinação de ritmo e metro na estancia acrescida da aplicação dos princípios de rima e aliteração .Surgem ainda,elementos de aproximação do amante e do corvo: o local e´o sereno quarto do amante em contraste com a tempestuosa noite que impele o corvo a querer entrar ;Minerva indicando a erudição do amante e o mármore \alem da sonoridade do termo ,encontra posição ao corvo a porta com o tatalar como batido e a sua plumagem.O contraste,em suma,entre fantástico e burlesco.Afinal,percebe-se que o trajeto poético demanda trabalho árduo e que "a beleza e´a unica verdadeira tese poética."(Filosofia da composição).

.Referencias Bibliográficas:

.Baudelaire,C.As flores do mal .São Paulo,Max Limonad,1985.

.Chevalier,J.Dicionario de simbolos. Rio, Jose olympio,1983.

.Commelin,P.Nova mitologia grega e romana.Belo Horizonte,Itatiaia,1983.

.Enciclopédia Britânica Barsa.São paulo,1966.

.Grunewald,J.Grandes poetas da língua Inglesa do seculo XIX.Rio,Nova fronteira,1988.

.Maciel,m.e.Itinerarios da modernidade.BH,Fale,UFMG,1995.

,Poe,E.A.-Ficção completa ,poesia e ensaios.Rio,Aguilar,1981.

.----------.Poesia e Prosa.Rio,Ediouro,1995.

M.

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