terça-feira, 3 de novembro de 2020

Antigona 1.

 

.Antígona- Jusnaturalismo\ Juspositivismo.

“Muitos prodígios há’, porem nenhum maior que o homem. ”Sófocles,  Antígona.

.Antígona ou Antígone, tragédia escrita por Sófocles, por volta de 442 AC. Três foram os grandes dramaturgos Helênicos no apogeu grego. Esquilo, Sófocles E Eurípedes.

A peça faz parte da trilogia Tebana; Édipo Rei. Antígona e Édipo em Colono. Sofocles (497-406 AC.), data estimativa; nasceu no governo de Péricles, em Atenas, presenciou as guerras contra os persas e a Guerra do Peloponeso. Foi o maior vencedor dos concursos de teatro, sendo que apenas sete peças sobreviveram ate ‘nossos dias, além de fragmentos. Seus textos mostram o sofrimento, como fruto da paixão ou como destino.

Narrativa.

A maldição dos labdacidas.

 Labdaco, descendente de Cadmo-fundador da cidade, rei de Tebas, foi estraçalhado pelas Bacantes, por tentar proibir o culto a Dionísio. Por razões politicas, seu filho Laios(torto), foi exilado na Frigia, sob o rei Pelops. Educado nessa corte, ganhou a confiança do rei e tornou-se preceptor de seu filho, Crisipo. Surgiu entre eles um amor homossexual-comum nas relações pedagógicas de então. Com a idade adulta essa ligação deveria terminar, no entanto, Laios rapta o jovem para Tebas como seu amante. La, o rapaz se mata, O que desperta a fúria do rei, pai de Crisipo. Incapaz de invadir Tebas, ele amaldiçoa laios, já´rei; por haver abusado de sua hospitalidade .Os deuses endossam a maldição, de sorte que: ”Se ele tivesse um filho, ele o mataria e toda a sua descendência seria desgraçada.”.Casado com Jocasta,acabou por engravida-la. Temendo o anuncio do oraculo: ”Salve sua cidade, não tenha filhos. ”Evitava relações, mas embriagado a fecundou. Nasce Édipo(pés feridos), o rei ordena que ele seja jogado fora da cidade. Salvo por um pastor, e´entregue ao rei de corinto, de quem acredita ser filho. Seguindo outra profecia do oraculo, Édipo acaba matando o pai e casando com a própria mãe. O titulo de rei e as núpcias são uma recompensa por ter salvo a cidade da presença mortal da Esfinge; monstro implacável que propunha charadas e quem não respondia era morto. Édipo, ao acertar, leva a Esfinge ao suicídio.

A cidade e ‘assolada por peste e fome, Édipo tenta entender o que se passa. O oraculo afirma que o problema esta na casa real! Em desespero convida Tirésias, profeta cego que percorria a Grécia. Esse afirma que a causa e ‘ELE! Buscando soluções vai para o campo, onde reconhece, vagamente, o pastor que há muitos anos o salvara. Apos questionamentos, fica claro que não era de corinto...

Ao perceber o rumo trágico da própria vida, vaza os olhos com um punhal, dizendo não querer ver mais as desgraças da vida. Passa a tutela de seus filhos-irmãos: Eteocles, Polinice, Antígona e Ismenia.Os filhos entram em choque na disputa pelo poder, enquanto Édipo se afasta como esmoler, amparado apenas por Antígona.

Nos combates que se seguem, os irmãos se matam . Creonte, irmão de Jocasta ,tio-cunhado de Édipo, assume o trono e estabelece que Eteocles receba as honras do estado, ao passo que Polinice deve apodrecer em publico, por ter buscado aliança com outra cidade. Antígona, que já havia visto a morte de Édipo, discorda da decisão do tio; por entender que os ritos sagrados devem ser observados, obedecendo os ditames divinais. Ou seja, seu outro irmão também merecia um funeral. Creonte, irredutível, estabelece pena de morte para quem desobedecer. Antígona coloca uma camada de pó sobre o irmão morto e e ‘presa.

No confronto entre Antígona e Creonte, ela defende a fe´,a vontade dos deuses, leis mais antigas que as terrenas. Creonte afirma que o falecido traiu a cidade, portanto não merecia honra alguma. Ismênia   e ‘convocada ,e embora, não tenha participado do “crime”, e ‘condenada a morte, também.

Antígona e´aprisionada viva com poucos suprimentos em uma rocha. Por fim Tirésias, o adivinho alerta o rei de que maldições se abateriam sobre Tebas. Convencido, enterra os restos do sobrinho e manda libertar Antígona, que já havia se matado. Hemon, filho de Creonte e amor de Antígona se mata, Eurídice mãe do rapaz, se mata ao saber do suicídio. A desgraça da família esta completa. A profecia se cumpriu.

Comentário: O texto ressalta a distancia que se estabelece entre o clamor popular-Antígona contava com a simpatia da cidade e a arrogância típica dos que pensam serem os únicos capazes de governar. Convicção X Vaidade.Diz Creonte:”E a cidade e ‘que vai me dizer o que devo ordenar? “  Ou “Não e ‘o estado quem manda ?”

Em suma, o rei, age aqui, como tantos outros, de modo tirânico e absolutista. Perspectiva tão em voga na Europa nos séculos XVII-XVIII.O rei e ‘o estado e o estado e ‘absoluto, em detrimento das manifestações populares.

Traduz ainda uma visão ambígua da vida por parte dos Gregos, a saber: a vontade dos deuses prevalece, sempre; mas isso não impede que os mortais lutem pelo que acreditam. (Fatalismo X Livre-arbítrio).

Direito.

Direito Natural ou Jusnaturalismo.

Direito não escrito, não criado pelo estado. Espontâneo, que se origina da natureza social do homem, combinando experiência e razão.

Em campo oposto:

Direito Positivismo ou Juspositivismo.

Essa Vertente defende o conjunto de normas formadas pelo direito vigente, busca separar o direito da moral. Nesse olhar, o jurista deve buscar limitar suas decisões ao que e ‘estabelecido pelo estado.

O direiro natural ou jusnaturalismo e ‘a manifestação de normas e direitos incorporados a vida. Como o direito a vida; espontâneo, procedente da natureza humana.

Representado aqui, pela obstinada intenção de Antígona em oferecer os ritos fúnebres ao irmão, para que ele não vagasse sem descanso, conforme as crenças de então. O direito natural surgido entre os filósofos gregos, ganha entre os romanos sentido de ordem natural das coisas. A influencia da igreja, em medievos tempos traduz as leis de Deus. E no iluminismo ganha a forma da razão. A razão por trás da natureza. O jusnaturalismo tem valores estabelecidos pela razão ou ordem divina. O direito natural antecede as demais formas de direito.

Direito Positivismo ou Juspositivismo.

O direito positivo e ‘composto por regras e leis que regulam a vida social  e as instituições que controlam um local ,por um tempo determinado. Surgiu no Século XIX, Europa, entendendo o direito como único valor egresso do estado. Almeja caráter universal, além da vontade humana. Na tragédia em questão e ‘a intransigente postura\deliberação do rei Creonte, que valoriza as regras por ele criadas, contrariando a vontade publica, simpática a causa de Antígona.

O Juspositivismo prevalece no texto, ocasionando uma sequencia de tragédias. O rei revê sua posição, tardiamente. Vale lembrar, que após os conflitos Mundiais, e as sequelas advindas dos regimes autoritários, buscou-se a moralidade no direito. As leis devem der embasadas pela moral, ética e normas contempladas pelo Direito Natural.

 

Referencias:

.Aulas da Professora,Doutora Valeria Dell Isola.

.Brandão J. Mitologia Grega.3 volumes.Vozes,Rj,1991.

.Sófocles-Trilogia Tebana: Édipo Rei, Édipo em Colono, Antígona.Zahar, SP, 1990.

 

Marco Antônio E. Da Costa.

 

 

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