*Marco Antonio Eustáquio Da Costa.
"Tu não podes descer duas vezes no mesmo rio.,porque novas aguas correm sempre sobre ti."(1).
Abstract.
This article intends to be a study about body and other questions in modern psycho-therapies.Based on the corporal theory of the relationship between man and society,we are faced with problems that cientific psichology inquires and tries to solve.
Resumo.
Este artigo pretende ser um estudo sobre o corpo e outras questões nas psicoterapias contemporâneas. Tendo como referencia a teoria corporal da relação entre o homem e a sociedade,nos vemos frente a questões que a Psicologia cientifica indaga e busca resolver.
*Marco Antonio E. Da Costa e´professor do curso de graduação em Psicologia -Disciplina Psicologia Social;Professor do curso de graduação em Psicologia e Pedagogia-Disciplina Metodologia Cientifica;Professor do curso de graduação em Psicologia,Disciplina Introdução a Psicologia e Vice-Diretor da FCH-fumec-mg e Psicoterapeuta Corporalista.
Da Helade imorredoura e sabia,vem o aforismo supra-citado ,mais exatamente de Heráclito de Éfeso,nomeado " o obscuro",Ho Skoteinos. Ele e´,porem,claro,porque questionando caminha na direção da clarificação ,enfatizando sobretudo:O caráter mutável da realidade.Jamais as coisas se repetem ,nunca são iguais,a realidade e´dinâmica ao como algo imutável,ao contrario do que supõe o homem torporizado pela ignorância da concepção estática da vida como algo imutável;portanto ,a sabedoria vem da consciência da fugacidade das coisas ,da efemeridade da própria vida.Traduzindo para um momento contemporâneo,pode-se dizer de um resgate deste legado clássico ,particularmente na ciência Humana Psicologia,em especial nas correntes nomeadas 3 e 4 forças respectivamente Humanismos e Holística.(2).Tais vertentes compreendem não só´a transitoriedade da existência ,bem como a influencia de uma visão de mundo adquirida através de valores coletivos,intervindo em nossas emoções ,identidade social,auto-percepção,nos caminhos a percorrer no trajeto da descoberta da realidade cotidiana das pessoas e sua relação coletiva.
ATO TERAPÊUTICO:
Lembrando o soturno Mefistofeles :" Cinzenta ,caro amigo,e´toda teoria,e verde a áurea arvore da vida."(3).A pratica Psicoterapêutica contemporanea ,em especial as vertentes corporalistas ou que reconhecem no corpo um instrumento eficaz de trabalho psicoterápico,tem buscado e evidenciado cada vez mais a necessidade de ampliação da sensibilidade humana ,quer naquele que almeja apoio ,ajuda,ou seja,o cliente,quer no outro que detêm o titulo de terapeuta e um "poder" que deve ser norteado pela ética e pela percepção.Tais praticas distanciam-se do despotismo intelectual dos modismos,desconhecendo ora o galicismo histriônico dogmático,ora a logorreia do filosofismo sectário-a ortodoxia,afinal,nada mais e´que a dificuldade de conviver com as diferenças ,mormente as novas,renovadoras. A Gestalt-terapia,por exemplo,ensina que o individuo deve perceber como ele vive,sente e lida com suas emoções .Através da vivencia e consciência no presente,o homem pode enxergar o obvio-o que habitualmente o neurótico não vê-resgatar sua historia,construir ou determinar ,de modo responsável,sua própria existência. Fritz Perls ja alertava que o aprendizado passa pela descoberta de possibilidades e que e´preferível ,mais saudável ate´,contactar o mundo,estar presente nele apenas explica-lo.(4).A consciência ,nesta leitura,requer uma postura que implica :razão crítica;percepção atenta de si próprio e do que vai ao redor;enfrentamento do presente sem derivar para o nostálgico passado ou o futuro invisível;convivência com limites,defeitos e qualidades e ,sobretudo,ver,ouvir e sentir a todos.
CORPO.
Deve-se a Reich (5) uma das mais brilhantes contribuições ao pensamento ocidental.O mestre Austriaco redescobre o corpo e sua expressiva fala ou linguagem-não verbal.Corpo esse escravizado ao longo dos tempos sob a estampa das convenções sociais hipócritas ou regido pela égide equivoca e tacanha de concepções te oricas que agregam uma cisão corpo\mente.Seja como for,as razões que levam a esta opressão são de cunho ideológico,porquanto pretendem falsear a realidade ,encobrir uma verdade.Qual ? A doença social(6),que necessita coibir o rebelde e subversivo corpo ,pois ele e´ou pode ser instrumento de auto-consciência ,satisfação,crescimento e transformação.Para tal e´preciso agir,tomar atitudes,não ficar apenas pensando.O crescimento e a transformação passam pelo encontro do próprio corpo ,do carinho,pela diminuição da distancia ,característica da sociedade industrial,pelo contato físico. No mais das vezes,sabemos sequer entrar em contato,exprimir nossas emoções.
"ATOS DE CONTATO
SOB O VÉU DO ANONIMATO..."
Na medida,portanto,em que as pessoas não se autorizam ,não se permitem,não possuem ou tem um corpo,e´que se coloca o trabalho corporal.As técnicas terapêuticas tem por objetivo ,como demonstra Gaiarsa(7),fazer com que as pessoas estejam presentes ao contato ,alcançando a Propriocepção,ou seja,uma alta consciência corporal :atitudes,gestos,etc.,ampliando a sensibilidade para movimentos e sensações ,libertando a criatividade.Rememorando Heráclito;"Nada e´igual a nada,jamais as coisas se repetem "ou ainda,quando algo anda muito semelhante ,sem novidade,o que se vive e´o tédio,veneno corrosivo de quaisquer relações e emoções.Numa palavra podemos então sentir o que sentimos,aprender a sentir,perceber ,viver inclusive e mais plenamente a sexualidade,o carinho,a vida.(8).
CONCLUSÔES.
Como "o sempre viajante Ulisses"(9),o homem contemporâneo tem errado no oceano da existência.Desde eras imemoriais,a exemplo do herói de ítaca,o ser humano tem sofrido em busca do destino ,em busca de si mesmo...Do ponto de vista cientifico,parece indubitável a importância de uma postura pluralista,flexível,anti-dogmática,sendo esta a senda que certamente pode contribuir para a superação dos percalços e o retorno ao lar por parte do guerreiro fatigado.Conforme o legado de Reich:"Amor,Trabalho e Sabedoria são as fontes de nossa vida.Deviam também governa-la".O homem pode buscar aprender com os próprios erros ,acertos e desafios,enfim com a existência que pode ser vivida pela locução de Horácio :Carpe Diem(10)que nos recorda que a vida e´curta e que devemos vive-la sem hesitações ,sem perda de tempo;dai:"Aproveita o dia presente."
Bibliografia:
1) Os Pensadores.Os Pre-Socráticos. São Paulo,Abril Cultural,1973,V.1
2) Teles,M.L.O que e´Psicologia.São Paulo,Brasiliense,1989 (Coleção primeiros passos.v.222)
3)Goethe,J.W.Fausto.São Paulo,Abril Cultural,1976(Coleção teatro vivo)
4)Perls,F.A.Abordagem gestáltica e testemunha ocular da terapia.Rio de Janeiro,Zahar,1977.
5)Reich,W.Analise do Caráter. Viseu,M.Fontes,1972.
6)Boadella,D.Nos caminhos de Reich .São Paulo,Summus,1985.
7)Gaiarsa,J.A.Couraça muscular do caráter. São Paulo,Agora,1984.
8)Gaiarsa,J.A.O que e´pênis.São Paulo,Brasiliense,1989.
9)Homero.Odisseia.São paulo,Abril,1978.
10)Horácio. Odes.Rio de Janeiro,Ediouro,1980.
M.
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