terça-feira, 23 de outubro de 2018

Sócrates e o trágico.


" A virtude e´um conhecimento."  Sócrates.

.Novo entendimento do saber foi dado por Sócrates,( 469 AC-399 AC.),ao afirmar que:" So´sei que nada sei.";
para escândalo dos intelectuais de Atenas,tendo se irritado ainda mais com a afirmação do Oráculo de Delfos;que confirmou ser Sócrates ,o mais inteligente dos homens...
Conforme o pensamento socrático,ninguém tinha certeza do próprio conhecimento ou profissão,exercendo por instinto.Critica ,principalmente ,a Ética de então,considerando a falta de compreensão,a força das ilusões;sendo o conhecimento dominante questionável.
Para divulgar suas ideias,gratuitas,criou um método inspirado no oficio da própria mãe,que era parteira.Tal método foi chamado: Maiêutica (parteira-relativo ao parto);pois pretendia que as pessoas refletissem e encontrassem os próprios valores.Sua função seria dar a luz a esse processo.
Nietzsche,filosofo e poeta Romântico Alemão (1844-1900),estudioso da língua e filosofia Gregas,admira a ousadia de Sócrates,ao questionar toda a essência Grega,sua beleza dos deuses.
Vale lembrar que,quando Sócrates tinha seu pensamento embaçado;apoiava-se em uma voz divinal que o orientava.O que ficou conhecido como," O demônio de Sócrates."
Enquanto nas pessoas ,o instinto e´a força criadora e a consciência e´crítica;em Sócrates,O instinto e´crítico e a consciência criadora.Nele, o pensamento filosófico cresce mais que a arte,conduzindo-a a Dialética.( " Caminho entre as ideias"),ou seja,contradição de ideias que levam a outras ideias.
Lembra Eurípedes (480 AC-406 AC),dramaturgo que defende suas ações com argumentos , e contra-argumentos,arriscando se perder na compaixão trágica ,lastreado pelo aspecto otimista da Dialética
que aponta para a vitoria.Esse otimismo na tragédia,caminha para regiões Dionisíacas ( Dionisios-deus do vinho e da alegria);levando-a a destruição.
Assim,virtude e´saber. So´se erra por ignorância,pois a virtude e a sabedoria são inseparáveis.
Aqui finda a Tragédia,pois,e´necessário que haja vínculos entre virtude e saber,fé ´e moral.
Sócrates e´o filosofo voluntario,inaugurando a era da Razão e do homem teórico,que oferece um sentido místico á tradição trágica.Tragédia;O saber da vida e da morte,chave para caminhar no mundo;segundo Nietzsche.Em Sócrates,o Trágico representa o agradável,não o útil.
" Uma obra so´e´bela quando obedece a razão."afirma o Grego,esse Aforismo (Máxima,sentença),
coloca em campos opostos : Sócrates e Dionisios. Portanto," o homem teórico" e´ o contrario do homem Trágico,oferecendo outra leitura do Ser.
Sócrates segue a vida do espírito,do pensamento logico,racional.
Para Nietzsche,esse conhecimento encontra limites;a ilusão metafísica de um pensamento puramente racional liga-se ao conhecimento por instinto,conduzindo as fronteiras da ARTE.

M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário