Certo dia,faz tempo,Khidir,mestre de Moisés,dirigiu uma advertência ao gênero humano.Numa determinada data, declarou,todas as águas do mundo que não tenham sido especialmente guardadas desaparecerão.Serão então renovadas com água diferente e fara´os homens enlouquecerem.
Somente um homem prestou atenção á advertência. Recolheu bastante água e armazenou-a em lugar seguro,
esperando que as águas mudassem de características.
No dia indicado as torrentes deixaram de correr ,os poços secaram,e o homem que dera ouvido á advertência vendo o que ocorria,foi a seu refúgio e bebeu da água guardada no pequeno reservatório.
Quando notou ,la´do seu abrigo,as fontes jorrarem novamente,desceu da colina e foi misturar-se aos outros homens.
Comprovou que estavam falando e pensando de modo diverso do anterior;nem lembravam do que acontecera,muito menos de terem sido alertados por Kidhir.
Quando tentou dialogar com eles,percebeu que o julgavam louco,tratando-o com hostilidade ou compaixão,sem compreende-lo.
No início,ele não bebeu da agua renovada,retornando a seu refúgio e servindo-se diariamente da agua que guardara.Mas,finalmente resolveu beber da nova agua por não suportar mais a tristeza do isolamento,diferente dos demais.
Bebeu a nova agua e se tornou igual aos outros.Então se esqueceu de tudo que se referia a agua que armazenara.E seus semelhantes passaram a encara-lo como a um louco que fora devolvido a razao milagrosamente.
DHUN-NUN,O EGÌPCIO.
Conto Dervixe.
Dervixes.Praticantes do islamismo Sufista,que segue o caminho ascético da Tariqah;
Confraria esotérica,contemplativa e mística do Islã;conhecidos por pobreza e austeridade.
Destaque para os Melevi,ordem Tariqah,sufi islâmica,fundada pelo poeta Rumi,Pérsia,seculo XIII;
Dervixes rodopiantes,( Dança-Êxtase).
M.
Nenhum comentário:
Postar um comentário