sábado, 12 de outubro de 2013

Paulo apostolo



                                                     O Apostolo Paulo.
                                                                                   “ Tudo e´ permitido,nem tudo e´ oportuno."   
                                                                                                        Paulo de tarso.

  






Introdução:
Paulo, nascido Saulo, em 5 AD., em Tarso,colônia grega na Ásia sob os Romanos,atual Turquia.
Executado em 67 AD. (decapitação),em Roma, capital do maior império de então.
Culto, erudito e grande orador, em seus primevos dias fora defensor ferrenho da lei mosaica e perseguidor implacável do nascente Cristianismo. Fontes históricas indicam que participou (como testemunha) da lapidação ( apedrejamento)de Estevão, na terra santa, por ter este ultimo  fé inabalável. Após se converter ao Cristianismo, episodio da “estrada de Damasco”, passou a usar sua eloqüência e cultura a serviço da divulgação da nova religião, considerada então, subversiva e imoral.
Convencido de que o Messias havia de fato sido crucificado, afastou-se das crenças judaicas e começou a organizar a doutrina crista. Escreveu grande numero de Epistolas (cartas, em grego) no Novo Testamento. Alem da fundamentação teórica, buscou, ainda, expandir os ensinamentos de Cristo, por todos os lugares. Tendo chegado, junto com Pedro, que conhecera Cristo, até o coração do Império; ROMA.

Trajeto:
Tendo recebido educação farisaica, em Jerusalém, participou, num primeiro momento, das perseguições aos cristãos; por entender que estes contrariavam os preceitos judaicos. Ex. a idéia de que o Messias era um carpinteiro e fora crucificado, era –para ele –uma heresia. Suas primeiras “vitimas” foram cristãos judeus da diáspora Grega, sendo que muitos deles fugiram de Jerusalém. Por volta de 35 AD, ia Saulo para Damasco –Síria, também sob Roma- em missão do sumo sacerdote, quando uma luz brilhante vinda do céu o envolveu.” Uma voz ,em Hebraico, lhe disse: “ Saulo,Saulo;porque me persegues?”Aturdido,perguntou?” Quem es tu´,Senhor?”
A resposta, que mudou sua vida, “ Eu sou Jesus,a quem tu persegues.”Apesar da duvida inicial, Paulo sabia que aquela era uma “visão celeste”.O impossível aconteceu. A luz cintilante cegou Paulo ( metáfora da cegueira espiritual de Paulo?).Apos 3 dias em Damasco,em plena cegueira e em orações, foi ajudado por um judeu convertido, de nome Ananias.Curado, foi batizado e se converteu ,tornando-se ,agora,tenaz defensor do ideário cristão. A partir de então, pregou sem cessar, por diversos lugares: Nabateia ( Arábia) , Jerusalém, Síria, Grécia, Ásia ,Itália e finalmente ;Roma. Sua evangelização missionária tornou-o popular e respeitado.
Preso e espancado diversas vezes, persistiu em seu objetivo, que era difundir a boa nova; tendo fundado muitas comunidades Cristãs nas cidades visitadas. Uma de suas maiores contribuições, foi a pregação aos Gentios, ou seja,os não judeus.Afinal, a mensagem era destinada a todos...
Incansável, conciliou divergências  internas e estabeleceu outras; por exemplo :ao negar a circuncisão como elemento Cristão ,distanciando de vez a pratica Crista deste costume judaico.
Vislumbrava um Cristianismo “internacional”,rompendo fronteiras e preconceitos.
Acreditava que com a divulgação do Evangelho (Revelação),o poder de Deus ,salvaria os que acreditassem e seria uma resposta a violência e corrupção que escravizavam a humanidade.Embora reconhecesse a fraqueza humana,entendia o amor de Deus como maior e capaz de resgatar todos os seus filhos. “ Se Deus e´ por nos,quem será contra nos?”,indagava ele,reiterando o amor Divinal. Capturado em Jerusalém, foi enviado a Roma, onde ficou em prisão domiciliar ( continuava pregando e escrevendo) ate´ sua condenação, em 67 AD, na grande perseguição promovida aos Cristãos ,pelo imperador Nero.

Herança:
Genuíno defensor da Fé, Paulo representa, de modo persistente, a crença capaz de enfrentar obstáculos, mesmo difíceis. Foi um intelectual a serviço da fé, assim como Santo Agostinho, Séculos IV-V ad.;que buscou nele a idéia de que a Fe´,e´ o caminho de salvação.
E Lutero, Século XVI, que constituiu sua” Sola fide” (por Fe,´somente),argumentação protestante.
A tradição reza ,que às vésperas da execução,teria dito: “ Combati o bom combate,terminei  minha carreira e guardei a fe´.”
Exemplo de coragem e determinação,  canonizado São Paulo ,tem sua festa litúrgica em 29 de junho, junto com São Pedro.Não e´ por acaso que as estatuas de ambos reinam silentes no Vaticano.
Na  primeira Epistola aos Coríntios ,Paulo alerta para a importância do AMOR genuíno e demonstra qualidade poética em sua fé.   Data e local prováveis: Èfeso, 55 AD.
No capitulo 13 , “ o apóstolo dos gentios” ,fala sobre ÀGAPE ( Amor) :
“ Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos ,e não tivesse AMOR, seria como metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom da profecia,e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda, que tivesse toda fe´, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse Amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda minha fortuna pelo bem dos pobres, e ainda que entregasse meu corpo para ser queimado,se não tivesse Amor, nada disso me aproveitaria. O Amor e ´paciente, e ´benigno; o Amor não e´invejoso,não trata com leviandade, não ensorbebece,não se porta com indecência,não busca seus interesses,não se irrita,não suspeita mal, não folga com a injustiça,mas folga com a VERDADE.
Tudo tolera, tudo crê, tudo espera e tudo suporta.O Amor nunca falha. Havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecera;porque em parte  em parte conhecemos, em parte profetizamos;mas quando vier o que e´ perfeito,então o que e´ em parte  será aniquilado.Quando eu era menino falava como menino,sentia como menino,agia como menino,mas,logo que cheguei ,a ser homem,acabei com as coisas de menino.Porque agora vemos por espelho em enigma,mas , então veremos face a face ;agora conheço em parte,mas então conhecerei como também sou conhecido.Agora,pois,permanecem a fé, a esperança e o Amor,estes ter, mas o Amor destes três e´ o maior.”

Breve Glossário:
Apóstolo,do grego,Mensageiro,enviado.
Crhistos,do Grego,Ungido,Escolhido.
Jerusalém,do Hebraico,legado de paz.
Paulo,do Latim, pequeno.(Ref. A estatura de Paulo ? )
Roma,do latim, derivado de Rômulo, fundador mitológico da cidade.
Saulo,do Hebraico,o que ora por.

Referencias/Bibliografia:
Biblia on line.
Biblia ilustrada.Barsa,São Paulo,1966.
Dias,Acacio. Dicionario Bìblico.Ed.Aurora,Rio de janeiro,1965.
Diversos,Autores.  Grandes personagens da Biblia.R.Digest,Lisboa,1997.

Autor: Marco Antonio E. da Costa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário