sábado, 26 de outubro de 2013

Cruzeiro,campeâo brasileiro de 1966.


CRUZEIRO: CAMPEÂO BRASILEIRO DE 1966.






Introdução.

Caros irmãos e irmãs Celestes, os Romanos já nos ensinaram :“Historia Magistra Vitae” ,
Ou seja, A Historia e´ a mestra da vida; para os que não estão familiarizados com nossas conquistas ( são muitas ,afinal),escreverei algumas crônicas sobre alguns dos mais importantes títulos do Nosso amado Cruzeiro esporte Clube. Para os que já conhecem, fica a saborosa recordação.
Taça Brasil de 1966.
Este torneio, eliminatório, equivalia ao campeonato Brasileiro, na ocasião. Tanto assim e´, que em 2010, os títulos dos campeões desta competição foram homologados pela CBF, a saber:

1959.Bahia,1960 e 1967Palmeiras,1968.Botafogo,1961,62,63,64,65.Santos,1966.CRUZEIRO.
Este formato de torneio perdurou de 1959 até 1968, tendo os campeões estaduais do ano anterior, de todo o país se enfrentado. O vencedor representava o Brasil na LIBERTADORES DE  AMERICA,torneio continental que existe desde 1960.

Início.
O Cruzeiro conquistou o primeiro campeonato regional disputado no Mineirão, em 1965, de modo indiscutível. Eis a campanha:  3X0 e 1x0 Valeriodoce; 4X0 e 1X3 Renascença; 5x0 e 8x3 Siderúrgica; 1X0 e 2x1 at.mg; 3x0 e 0X0 democrata.sl; 4x2 e 0X0 Uberaba; 2X2 e 5x0 vila nova; 2X0 e 7X0 nacional Uberaba; 1X0 e  7X1 guarani div.;  2X1 e 3X2 América; 2X1 e  6X0 Uberlândia. Tostão, artilheiro com 17 gols, 22 jogos, com 18 vitorias, 3 empates e 1 derrota.  70 gols marcados.Este título credenciou o Cruzeiro a disputar a Taça Brasil do ano seguinte.
Time base :Tonho,Pedro Paulo, William,Vava´e Neco, Piazza e Dirceu Lopes, Natal,Tostão, Marco Antônio e Hilton Oliveira.Participaram também:Fabio, Meinha,Emerson,Dilsinho e Tenório, Ilton C.,Picinin,João Jose . Rossi, Fescina, Dalmar e Wilson Almeida. E ainda: Valdir, Soquete, Tião,Hipólito,Massinha,Neco, Nerival e Antoninho.
Técnico : Ayrton Moreira.


 A Conquista.
O Cruzeiro sagrou-se Campeão Brasileiro INVICTO de 1966, ao conquistar a  VIII Taça Brasil, com a seguinte jornada épica:
.Cruzeiro  4X0 Americano, em Campos.Jogo de ida.7/9/1966.
Gols: Tostão, Natal, Zé Carlos e Evaldo.
.Cruzeiro 6X1 Americano, no MINEIRÃO. Jogo de volta. 14/9/1966.
Gols: Evaldo 3, Natal,Zé Carlos, e Marco Antonio.

.Cruzeiro 0X0 Grêmio, em P. alegre. Ida. 9/10/1966.
.Cruzeiro 2X1 Grêmio, no Mineirão. Volta. 23/10/1966.
Gols: Tostão, Marco Antônio.

.Cruzeiro 1X0 Fluminense, no Rio. Ida. 9/11/1966.
Gol: Evaldo.
.Cruzeiro 3X1 Fluminense, no Mineirão. Volta. 23/11/1966.
Gols: Evaldo 2 e Dalmar.


A Decisão:
Noite Inesquecível.
Com esta campanha o Cruzeiro chegou a final para enfrentar, ninguém menos que o Santos de Pelé, base da Seleção Brasileira da ocasião, bicampeão da Libertadores e do mundo e Penta da taça Brasil.Equipe  poderosa que contava com nomes como: Gilmar,Zito,Toninho e Pepe.
Levado por meu saudoso Pai, que Deus o tenha, criança ainda, cheguei ao estádio e encantado com a iluminação;o jogo foi em uma quarta-feira a noite,fixei meus olhos infantis naquela Camisa Azul com 5 estrelas, no Manto que marcaria minha vida para sempre.Não entendia bem as regras, mas  meu Pai, paciente, explicava cada fato ou situação que ocorria.
As equipes perfiladas, o Cruzeiro de Camisa Azul e calções brancos e o Santos, todo de branco.
A mídia, já dava como certa a vitoria Santista, pelo histórico do clube Praiano.
No entanto, para delírio dos torcedores que la estavam - inclusive eu , o que se viu foi uma exibição magistral de Tostão e Cia. Já no primeiro tempo goleava por 4X0 !
Reza a lenda, que Zito ,perguntado por um colega porque não parava Dirceu Lopes;respondeu, ”Ele e´mais liso do que quiabo...” Segundo tempo, o Santos esboçou uma reação com 2 gols,mas o Cruzeiro fez mais dois.Saí de  la´ convencido de que vira algo raro e eterno. O Cruzeiro não so´ venceu, mas ,goleou um esquadrão fortíssimo.

.Cruzeiros 6X2 Santos. Mineirão. Ida. 30/11/1966.
Gols: Dirceu Lopes 3,Tostão,Natal e Zé Carlos.

A Virada.
O jogo seguinte foi repleto de provocações por parte do dirigente santista, que não se conformava com a derrota. E afirmou que em São Paulo a vingança seria terrível...o jogo de volta foi realizado no Pacaembu e o Cruzeiro foi Motivado,por já ter conquistado o Bi-campeonato regional-1966, com uma vitoria ( time reserva) sobre o America,1X0.
Diante da TV ,estávamos “meu velho” e eu ,que tinha pouco costume de ver TV a noite, mas era uma ocasião especial.Meu pai me tranqüilizava, dizendo que um empate bastava para o Cruzeiro ser Campeão.Caso perdesse, teria de ter uma terceira partida , em campo neutro,mais provável;maracanã.Primeiro tempo,Santos 2X0 !
Pela primeira vez, comecei a sentir a angústia que invade qualquer torcedor, quando seu clube de coração esta em um momento difícil. Meu Pai,percebendo minha dificuldade em engolir um pouco de refrigerante,ponderou “Os deuses do futebol tem seus próprios caminhos.”Esta frase até hoje ecoa em minha memória, sobretudo nos momentos complicados...
Soube depois, que um dirigente da federação paulista, no intervalo da partida, foi ao vestiário Azul para marcar a terceira partida! Recebido pelo saudoso e eterno presidente Don Felício Brandi, recebeu a lacunar resposta “ O jogo ainda não acabou!”.Alem disso, o lateral direito Pedro Paulo,conhecido por seu vigor físico colocou o tipo para correr aos berros de que não haveria terceira partida.
Segundo tempo.
O Cruzeiro volta arrasador, mas tostão perde um pênalti logo no inicio do segundo tempo.
A equipe não se abala e mostra a que veio,com uma aula de futebol o Cruzeiro vence por 3X2 !
O Cruzeiro e´ o legitimo Campeão Brasileiro de 1966.Não sei descrever o que senti, mas me lembro do “ Velho” me dizendo; “ eu não te falei...”Um gigante foi vencido, outro surgiu.
Pelé, o rei do futebol e os atletas santistas,com a simplicidade dos grandes , cumprimentaram os “garotos” que acabavam de fazer Historia e o capitão Wilson Piazza se encarregou de receber a taça! O primeiro Clube Mineiro a ser Campeão do BRASIL !






.Cruzeiro 3X2 Santos, em São Paulo. Volta. 7/12/1966.
Gols: Tostão, Dirceu Lopes e Natal.
Equipe : Raul,Pedro Paulo,William,Procópio e Neco, Piazza e Dirceu Lopes,Natal,Tostão,Evaldo e Hilton Oliveira.     Zé Carlos, coringa de ouro. Técnico.Airton Moreira.

Em tempo: A volta olímpica com a Taça Brasil e a Taça do BI-campeonato mineiro foram entregues após  um clássico .

.Cruzeiro 1X1 at,MG .Mineirão.12/12/1966
Gol:Evaldo.

Espero que estas memórias sejam para vocês leitores, o que tem sido para mim ao longo do tempo, não apenas a sensação de triunfo, mas, a percepção de que problemas sempre existem e cabe a nós superá-los.Quanto mais árdua a tarefa, mais saborosa a conquista.

Referencias:
Cruzeiro. Supercampeão. Ema, Belo Horizonte, 1969.
Arquivo Pessoal.

Autor: Marco Antonio E. da Costa.

Saudaçôes Celestes.






Um comentário: