.Década de 50,chuva forte;no tempo em que o clima era previsível em Belo Horizonte.
Um homem atormentado ,desolado e desesperado ,pensa em se atirar nos trilhos do trolebus que atravessa a avenida Progresso, no bairro Celeste Império.
Aflito por estar desempregado já ha 2 anos e ver nos olhos da mulher e 2 filhas ,a fome e o medo;ele não vê saída,a não ser se matar,declarando assim seu fracasso total e completo,admitindo sua derrota irreversível...
Reluta um instante ,compelido pelo instinto de sobrevivência,mas a amargura e´maior,lentamente caminha em direção aos trilhos,conformado,acreditando ser a morte ,a unica saída para o sofrimento.
Então,do nada,surge um homem alto de vestes escuras ,chapéu de aba redonda e olhar penetrante.O homem serio,quase solene,para diante do suicida potencial e diz com audível sotaque estrangeiro:"Não faça isso."
Estupefato,o trânsfuga da vida estaca e e´tomado por uma especie de dormência que lhe atravessa o corpo todo ,atordoando-lhe os sentidos.Tenta caminhar novamente, ao que o homem replica :"Não faça isso".Diante da nova advertência e da postura inabalável do estranho;ele,afinal,recua e desiste,tomando o caminho de casa ,alguns quarteirões abaixo.
De retirada,ainda olha para trás buscando a misteriosa figura que lhe impedira o auto-extermínio;e o vê. Sob densa chuva,de pé´,como um bloco monolítico de granito,impávido,expressão grave e, curioso detalhe,com as vestes intactas sob a chuva,agora impiedosa.
Ao chegar em casa,inaudita surpresa o aguardava;a esposa -eufórica- comunica-lhe que o ex-patrão mandara chama-lo para reassumir suas funções na loja de tecidos,onde trabalhara tantos anos...
Aliviado,agradece a DEUS,acreditando que aquele estranho era,afinal,Seu mensageiro e comovido,resolve que pela manhã ,bem cedo,fara o que não faz ha tempos;ira a igreja do bairro agradecer a benção recebida,acompanhado pela família.
Dia seguinte la vai a família exultante para a igreja e ao adentrar o recinto sagrado ,ele como que atingido por um raio,vê na parede do templo o retrato do homem da véspera,mesma seriedade e olhar...
Resolve perguntar a um fiel que entrava para a missa :
-"Quem e´ele ?"
-E o fiel:"Você não sabe?"
E´Padre Eustáquio ,um santo homem que veio da Holanda para nos ajudar e abençoar.
-"E onde posso encontra-lo...?"
-E o beato achando graça."No céu,ele foi para la ha´uns 10 anos...,com licença."
Perplexo,o homem teve então certeza de que fora agraciado com a caridade de um dos mais dignos representantes da Cristandade,um Santo,que em vida sempre dizia a todos:"SAÚDE E PAZ."
Dedicado ao Veneravel Humbert Van Lieshout,Beato e Santo Padre Eustáquio.
M.2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário