*Marco Antonio Eustáquio da Costa.
Psicoterapeuta e Professor do Departamento de Educação do ICHC, UFOP.
Artigo elaborado a partir de Palestra proferida no Seminário "Terra em Transe".
Instituto de Ciências Humanas e Sociais-IHS da Universidade Federal de Ouro Preto-
Ufop. Auditório do laboratório de Pesquisa Histórica. Mariana.10\05\1995.
A Contra-Cultura.
Os turbulentos e Poéticos Anos 60-Seculo XX- trouxeram ao ocidente uma serie de mudanças em varias áreas,mobilizados e buscando a contestação do sistema,os jovens e intelectuais de então,com um novo perfil distinto da esquerda tradicional,apregoaram uma transforma~~ao total norteados por um ideário muitas vezes utópico,que se fundia com as esperanças de uma Nova Era- A de Aquário. A esse movimento multifacetado chamamos Contra-Cultura.
O movimento,de cunho social e caráter libertário,colocava em xeque valores centrais da cultura Ocidental catalisando,a principio,a atenção dos jovens norte americanos,e posteriormente,dos Europeus.A explosão politico-estético-cultural ,que floresceu nos 60 e se desenvolveu nos 70,teve como antecedente a Geração Beat,surgida nos anos 50.
Allen Ginsberg na Poesia,Elvis Presley na Musica,James Dean no Cinema,traduziram o descontentamento e a insatisfação peculiares aos "rebeldes sem causa",a "juventude transviada."
Delineada,a Contra-Cultura encontrou na Musica o ícone-em Semiologia:Signo que apresenta relação de semelhança ou analogia com o referente-que traduziu ,ainda que de maneira mimética ,a realidade daqueles dias.(1.)
Exemplo factível:os Happenings-literalmente Acontecimentos-que congregavam as manifestações publicas de radical protesto contra o Stablishment\American way of life e seus mecanismos repressivos e também contra as Guerras,particularmente a do Vietnam.
Tudo isso,regado a musica e pontuado por palavras de ordem;expressões breves destinadas a complementar ou detonar discursos\mensagens.Exemplo:"Paz e Amor.","Paradise now.","Aqui-Agora.","E´proibido proibir.","Black Power."," A imaginação no poder.',"you are what you eat.' e vários outros.
Desencanto Radical.
A Contra-Cultura-termo advindo da mídia norte americana na Década de 60,significou a expressão de um "poder jovem',mas,também um fenômeno Histórico de postura anti-convencional e anti-acadêmica.Oposições distintas aglutinadas em torno da erradicação da "Doença" instalada na cultura Ocidental,que tornou os homens condicionados as ilusões criadas pelo consumismo e pelo medo da liberdade.(2.)Esse projeto politico bebeu de diversas fontes,tais como:Budismo-Que entende estar no apego humano a matéria a razão de todos os males e sofrimentos;
Materialismo Histórico-que compreende a alienação como resultado da exploração econômica;
Psicanalise-Que entende a Neurose como resultado da repressão dos instintos.
A critica Anárquica,a aparência extravagante;a linguagem sintética;o movimento Hippie;a crença na sociedade alternativa-eco insofismável das ideias do poeta Henry Davis Thoreau;O rock e sua irreverencia;os movimentos Universitários;O Engajamento;as viagens: geográficas e interiores;
Os Orientalismos;A cultura Pop-underground;O amor livre;Compuseram um amalgama que já foi chamado de geração do "Sexo,Drogas e Rock´n Roll.".
O movimento nascido na Burguesia,ganhou penetração em outras camadas e apesar de engolfado nos anos 70;pela sedução do Capitalismo,deixou marcas indeléveis nos costumes e padrões de conduta posteriores,atravessando a Guerra Fria e justificando a assertiva de Mc Luhan de que o planeta se tornaria uma "Aldeia Global",tendo os hábitos de Protesto e reivindicação ganho uma perspectiva sem fronteiras.(3.)
O Sonho Acabou?
No contexto Contra-Cultural,a Cultura seria um produto Histórico ,cujo modelo supremo e´a Arte.
Essa foi vivida de formas múltiplas,como a Politica;Exercício de cidadania,compondo ambos um legado que perpassa nossos dias.
Da tradição dos festivais:Monterrey-1967;Woodstock-1969 e Bangladesh-1971,por exemplo;Ficaram as passeatas,manifestações,atos públicos,e musica com recurso interativo dos rebeldes...
A musica,linguagem universal ,assumiu uma abrangência ate então desconhecida ,pelo desenvolvimento da mídia e pelo espirito combativo do período.
Parafraseando Robert Browning:"Quem ouve musica,sente sua solidão povoada de repente.";jovens de diferentes locais irmanaram-se no significado Supra musical do Rock,ao som de Beatles,Stones ou Dylan;difundindo canções e propostas.
Assim,o "Power to the people" de John Lennon,abrangeu uma serie de setores ,semeando princípios de movimentos que viriam a se organizar,como: Women´s lib;Black Power;Green Peace;e outros segmentos de minorias.
Politicamente,talvez tenha sido a ultima Utopia Ocidental,com propostas radicais,sociais e politicas
de transformação das instituições e da vida.As vanguardas daquele momento,norteadas pelas ideias de Reich e Marcuse,na Psicanalise Progressista;e por movimentos e escritos de Mao,Guevara,Ho chi min,na pratica revolucionaria;almejaram mudanças sem precedentes disseminando o espirito libertário pelos continentes.(4.)
No Brasil, o movimento palmilhou caminhos diversos:tropicalismo,Novo Teatro-Boal,Cinema Novo-Gláuber,imprensa:Pasquim,Opinião,Movimento;dentre outros.
Enfim,pode-se dizer que o movimento foi absorvido,as pessoas se foram ou mudaram,mas as ideias deixaram contribuições para novas leituras da vida,do mundo e das pessoas.(5.)
Bibliografia.
1.Roszar.A contracultura. Rj,vozes,72
2.Foracchi.A juventude da sociedade moderna. Rj,Pioneira,72.
3.Marcuse.Eros e Civilização. Rj,Zahar,64.
4.Robinson.A esquerda Freudiana .Rj,Civ.Bras.,71
5.Hollanda.Cultura e participação nos anos 60. Sp.Bras,81.
Nenhum comentário:
Postar um comentário