.A Atualidade de Hugo.
Apesar de falecido em 1885,Victor Hugo faz-se presente entre nós,através de sua "catedral" literária.
Escritor de cunho universal,influenciou autores e povos diversos,inclusive nós,Brasil.
Escritor genial,engajado,ofereceu uma face ao Romantismo calcada na ótica social e suas mazelas,
"Não sou político,sou apenas um homem livre.",dizia ele.
A liberdade de espírito e a corajosa franqueza costumam incomodar...
Tendo caído no gosto popular,suas obras ganharam o imaginário coletivo universal,como atestam as inúmeras versões de suas obras para o cinema;o mais forte veiculo do seculo XX; a saber:
Notre-Dame (Corcunda),Os Miseráveis,O homem que ri;entre outras,algumas de grande qualidade.
Sua mitologia Humanitária e´forte apelo para a Literatura,que tem entre outras funções,proporcionar prazer e nutrir aspirações.
A vasta obra de Hugo atravessa Poesia,Romance,Teatro,sempre despertando emoções.
Poesia:"Odes","Lenda dos Seculos";revelam eloquência,riqueza verbal e de versos,fino lirismo.
Segundo ele:" O Poeta deve caminhar diante dos povos e lhes mostrar o caminho".
esse missionário vai influenciar escritores posteriores como: Baudelaire,Verlaine ,Rimbaud, Appolinaire .A poética inovadora de Hugo aponta para uma realidade mais profunda.
Romance:Posteridade abrangente,com vários best-sellers,alem das obras ja mencionadas,poderíamos acrescentar:"Trabalhadores do Mar" e " O ultimo dia de um condenado a morte".A imaginação exuberante cria situações dramáticas e ate´patéticas." Os Miseráveis",por exemplo,derrama conteúdo Humanitário;ou seja, a defesa dos que a miséria,a injustiça e o sistema repressor tornaram criminosos.
A temática social tem por alvo o alivio dos oprimidos,alem de emocionar os leitores.Em suas palavras:"Sou daqueles que pensam e esperam poder suprimir a miséria."
Teatro:Inspiração Social e proezas literárias fornecem o lirismo idealista e heroico,filantrópico,visto,por exemplo,em "Hernâni". A influencia do mestre Frances sobre nossos Românticos e´inquestionável;Castro Alves,Fagundes Varela,Gonçalves dias,Alvares de Azevedo,etc.
Hugo foi um sincero tribuno eloquente,defensor fervoroso de causas humanitárias,seu idealismo despertou a amizade do então imperador do Brasil:Dom Pedro II.Como bom republicano,era inimigo de Napoleão terceiro,o que lhe valeu o exílio. Apoiou a abolição dos escravos no Brasil,sendo chamado por Jose do Patrocínio de "Tigre da Abolição."Sua mensagem ao Brasil:" Um grande passado histórico vos liga ao continente civilizador:uni a luz da Europa ao sol da America.E´em nome da França que vos glorifico."Mais tarde,disse:"A Europa,o velho mundo viveu na Historia o rápido instante de sua vida.Sereis a Europa amanha,Pegai a mão do potente futuro que vos espera."
Hugo sempre lutou pela justiça social,olhando para os humildes,em busca da dignidade humana.
Assim,seu espirito fraternal atravessa o passado e o presente ,tornando atuais seus textos e esperanças. M.
Nenhum comentário:
Postar um comentário