SOCIEDADE ÌNDIGENA.
“Quando o Português chegou
Debaixo de uma bruta chuva
Vestiu o índio
Que
pena !
Fosse uma manha de sol
O
índio tinha despido
O português.” OSWALD de ANDRADE.
Antes da chegada dos Europeus, o
território -hoje Brasil- era habitado
por povos Indígenas.
Os nativos subsistiam de caça,
pesca, coleta e agricultura. No século XVI, 2000 povos indígenas viviam aqui,
sendo que a maioria foi escravizada, dizimada por doenças ou absorvida pela
sociedade brasileira. Esses ameríndios nos legaram o cultivo e o uso de:
Mandioca,milho,Guaraná,batatadoce,caju,ervamate,abacaxi,Pimenta,Açai,jabuticaba,cara´,urucum,pequi,jatoba´,tabaco,amemdoim,maracuja´,pitanga,mamão,buriti,feijão,abobora,goiaba;
entre tantos outros. Difundiram ainda, o uso da rede de dormir e o habito do
banho diário,costume desconhecido dos europeus, na ocasião.
O Casamento era simples; o noivo entregava ‘a noiva um
Porongo ( vasilha),para que ela trouxesse água
para casa dai em diante. Em contrapartida, o noivo se encarregava de obter a lenha , no mato,
para a “cozinha “. E estava resolvido.
A divisão do trabalho era definida assim :
Atividades relativas ao Homem; abrir picada,
caçar,pescar,assar carne,cortar cipó,fazer cestos e na Colheita,transportar o
produto . Natureza/matas.
Atividades relativas à Mulher; cozinhar,cuidar das crianças,
cuidar das plantas.Na semeadura ,a cunhâ,mulher casada, e a
Cunhataì,solteira,cuidavam da roça.
Fertilidade/águas.
Fica clara a relutância Indígena em aceitar a “ Lavoura”
européia,distinta de suas tradições e hábitos.O que, aos olhos Lusos era
preguiça, na verdade era choque cultural.Na lida com animais , no entanto, os
caboclos se revelaram grandes peões.
Obs.Caboclo; mestiço de Índio e branco. Outras formas ;
Caboco, mameluco e caiçara. Designação do Indígena Brasileiro.
A Civilização Clássica ,Greco-Romana, da qual
somos herdeiros,tinha como pilares :
Propriedade da terra; Patrimônio familiar, Herança dos bens
paternos pelos filhos, busca de aumento das riquezas pecuniárias.
Por outro lado, a Cultura Guarani: ignorava o direito de
propriedade, considerava o individual como de todos. Exemplo; a habitação
coletiva e a educação infantil,que dizia respeito a todos.
Os Jesuítas, das missões orientais, não entendiam este olhar
indígena; por exemplo; se dessem, aos índios, uma junta de bois para arar a terra,
eles, candidamente, utilizavam o arado como espeto e faziam um churrasco do
boi...
Com a vinda dos escravos africanos e a decorrente
miscigenação, o perfil Brasileiro foi sendo delineado. O que não impedia que estereótipos
surgissem, já no período colonial, como atesta esta quadra popular:
“Todo branco quer ser rico,
Todo mulato pimpão,
Todo negro e´
feiticeiro,
Todo caboclo ladrão. “
Autor: Marco Antonio E. Da Costa.
Bibliografia /referencias :
Barbosa,Lessa.História dos índios. Tche´,Porto Alegre,1985.
Freyre, Gilberto. Casa-grande e senzala. Global, São Paulo,
2005.
Museu do índio.gov.br
A sociedade indigena foi massacrada pelos colonizadores e como muitos eram de tradição oral, muito se perdeu deles.
ResponderExcluirInteressante esse olhar dos guaranis sobre a terra e a propriedade. Creio eu que isso tenha até facilitado a ação dos jesuítas que conviveram com eles e os converteram, como aparece no filme A Missão do Roland Joffé.
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