OS 47
RONIN.
“ Se cair 7 vezes, levante-se 8.”
Provérbio Japonês.
A lenda dos “ 47 Ronin” ( shishi-acki) ou Incidente de Ako
(Ako Roshi) , e´ uma historia japonesa calcada em fatos ocorridos
entre 1701 -1703,sendo considerada um ícone do código Samurai ; O
Bushido.
Samurai. Soldado de elite da aristocracia japonesa;entre
1100 e 1868 ( declínio com a Restauração meiji),suas armas eram 2 espadas (
Daisho),símbolo de sua autoridade e poder : a Katana,espada maior de 60 cm e a
Wakizachi espada menor de 40 cm.
Samurai significa “aquele que serve”ou “Bushi”,guerreiro.Manuseavam
,ainda, lanças,bastões,arco-flechas e jutte ( instrumento para quebrar
Katanas).Eram pagos com arroz e ou terras e estavam sujeitos a um Daimyo
(senhor de terras), algo equivalente a um senhor feudal europeu.Caso não
tivesse um senhor ,tornava-se um Ronin(homem-onda),um samurai sem mestre,um
free-lancer.
Bushido.”Caminho do guerreiro”, e´ o código de conduta/vida/honra que norteava a
existência Samurai.Propunha : Lealdade,honra pessoal,auto-disciplina,frugalidade
e até morte.Sua origem remete a ´pràtica
militar dos guerreiros ,sendo atenuada pela Serenidade, oriunda do
confucionismo e Budismo.Formalizada no direito feudal no Shogunato Tokugawa
(1600-1868). Shogun. “Comandante do exercito”,braço armado do imperador. A
narrativa que se segue esta inserida no Genroku (1688-1703), época de desenvolvimento da cultura popular
japonesa; Periodo Edo ou Tokugawa.
A historia foi imortalizada pelo teatro Kabuki (
Bizarro),com peças de estilização na interpretação e pesada maquiagem; este
gênero combina dança,musica,mímica,realismo e sensualidade.Autoria de Takeda
Izuma,1748,Século XVIII.Sendo o episodio mais famoso da arte teatral,o
Chushingura (drama),vem sendo recontado ,por diversos meios, há séculos.
Exemplo : o Bunraku,teatro de bonecos.
O inicio.
O senhor Asano Takumi no Kami Taganori,foi escolhido Daimyo
pelo shogun (Bakufu) Tokugawa Tsunayoshi,com a finalidade de entreter membros
da família real.Para ajudá-lo nesta missão foi nomeado Kira Kozukenusuke
yoshinaka. A narrativa indica que Kira era um estelionatário , que pretendia
cobrar por seus “serviços”, o que foi recusado. Apos varias ofensas , Asano
feriu o cortesão, sendo imediatamente preso. Os Ometsuke
(investigadores),concluíram que a falta fora grave ; atacar outro com ira e nas
dependências reais. Condenado a cometer Seppuku- suicídio ritualístico- antes
de fazer o ordenado , limitou-se a dizer :” As flores caem e não querem
partir,mais frustrado que as flores ,que devo fazer ?”
O shogun decretou,ainda,o confisco de renda e terras de
Asano, alem da prisão de seu irmão.
ERRATICIDADE :
Com a tomada dos bens do senhor de Ako, nobre Asano; os Samurais não tinham o que comer, nem
onde morar.Tornaram-se RONIN, Samurais
sem mestre.
Obs. Ronin em japonês, não tem plural.
Sob a liderança de Oishi
Kuranosuke Yoshio, os agora Ronin, abandonaram o castelo de Ako e deram
inicio a um plano de Vingança. Após 2 anos vagando ,fingindo desleixo e
exercendo outras ocupações,comercio e monastério ,por exemplo; eles acumularam
armas e equipamentos para a execução de seu plano.Kira , o responsável pela
morte de Asano, desconfiado ainda ,ordenou vigilância aos ex-servidores de Ako.
Certo dia ,Oishi,
saindo de um bordel,bêbado,dormiu no chão.Um samurai –de Satsuma- que passava,
considerando indigna aquela postura para um Samurai,chutou e cuspiu no rosto de
Oishi . Falta considerada grave : tocar o rosto de um samurai.Os lacaios de
Kira viram a cena e concluíram que, de fato, os Ronin não representavam perigo,
o que tranqüilizou Kira. Após
conseguirem o desenho da casa do inimigo ,foram para EDO ,com o fito de dar
seqüência ao plano.
Após dois anos sob disfarce, os Ronin estavam prontos para
encetar sua Vendeta, o descuido do inimigo foi o que detonou o processo. Embora
mantivesse um pequeno exército,Kyra não acreditava mais em uma reação dos
ex-Samurais . Após detalhado planejamento, Os Ronin, sob o comando de Oishi,
desfecharam um fulminante ataque
noturno a´ fortaleza inimiga.
14/12/1702; em EDO,
atual TOKYO. Com a anuência dos vizinhos, que odiavam Kyra, os Ronin, divididos
em dois grupos, atacaram com ferocidade,causando 16 baixas no inimigo e
diversos feridos. Capturado , Kyra recebeu de Oishi a oportunidade de cometer
SEPPUKU,como seu mestre; o que seria uma morte honrada.O prisioneiro não respondeu
e foi decapitado por Oishi ,tendo sido sua cabeça levada ,em um balde, ate o
tumulo de Asano ( em Sengaku-ji-templo Budista ) e la deixada como oferenda.
Tendo a missão cumprida ,Oishi enviou um Ronin jovem a Ako
para dar a noticia de que finalmente, o espírito de seu senhor poderia
descansar em paz. Em seguida jantaram,aguardando a presença das autoridades.
Considerados heróis ,tiveram a simpatia até do Shogun,recebendo ,após 47 dias
,a Honra de morrer por SEPPUKU e não como sicários. Em 04/02/1703, 46 Ronin
cometeram SEPPUKU e foram imortalizados no imaginário cultural nipônico.As
ùltimas palavras de Oishi teriam sido : “ Não existem nuvens na lua da minha
vida.”O outro Ronin, mensageiro,praticou o ritual so´.Foram enterrados juntos
em Sengaku-ji,onde seus restos recebem homenagens ate hoje,incensos nas
lapides.
Reza a tradição que o samurai que cuspiu e chutou Oishi, ao
saber do ocorrido, cometeu SEPPUKU,como forma de reparação de seu erro.
LEGADO:
A trajetória dos 47 Ronin e´ um exemplo vivo do código
Bushido,sobretudo na Restauração Meiji ; período de ocidentalização do pais,
por preservar valores caros as tradições Japonesas.
O código de conduta do “caminho verdadeiro do guerreiro” ( Bushi
ou Samurai),pode ser comprovado na proeza dos 47 Ronin, através de :
Fidelidade, mesmo com o mestre morto a missão foi cumprida;
Sabedoria, o ataque não foi intempestivo e requereu
planejamento;
Honra, a morte e´ preferível a´ desonra;
Arte da guerra, vida e morte pela espada;
Lealdade, as adversidades não abalam as convicções;
Educação, Honestidade, franqueza e dignidade;
Disciplina, controle interior e método;
Enfim, conforme o celebre Samurai Myiamoto Musachi
(1584-1645) :
“ A vida e´ limitada, a Honra dura para sempre.”
CONCLUSÂO :
As exigências de retidão deste código são visíveis,ainda
hoje, no cotidiano nipônico;que demonstra forte caráter,agilidade
mental,capacidade de recuperação e crescimento.Pode-se inferir que o Bushido
foi internalizado ,assimilado pela cultura japonesa ,estando presente ,por
exemplo, no espírito das grandes corporações
e finanças atuais.
Bibliografia/referencias:
Ikeda, D. Os clássicos da literatura japonesa. Record,Rio de
Janeiro,1979.
Leonar,D. Japão antigo. Jose Olimpio/life,Rio de
Janeiro,1973.
Musachi,M. O livro dos 5 anéis.Conrad,Rio de Janeiro,2006.
Ronin. John Frankenheimer. United Artists,1998.
Samurais. History Channel,2003.
Autor: Marco Antonio E. Da Costa.
Ótimo texto. Ele nos demonstra que valores como honra e fidelidade, coisas hj esquecidas, são vitais na vida de uma pessoa.
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