domingo, 27 de fevereiro de 2022

Pártenon-Histórico.

 

O Partenon já teve um telhado?

Já teve, sim. O interessante é que o telhado era feito de telhas de mármore sobrepostas, como visto nestes modelos que criei para minhas aulas de Grécia Clássica:

As telhas de mármore devem ter sido bem pesadas - muito mais pesadas do que as telhas de cerâmica que se tornaram comuns mais tarde.

As telhas eram suportadas por uma treliça de madeira que, por sua vez, era sustentada por um sistema de colunas e vigas que sustentava as vigas de cumeeira horizontais apoiadas em postes curtos de madeira que determinavam o ângulo da empena do telhado.

O telhado original foi destruído por um incêndio em meados do século III d.C. O novo telhado foi construído no início do século IV, mas cobriu apenas a câmara de culto para proteger a estátua de Atena e os seus fiéis.

O Partenon passou por várias iterações nos séculos seguintes, sendo modificado para se tornar uma igreja bizantina no século VI, uma basílica católica no século XIII e uma mesquita muçulmana no século XV.

O Partenon sofreu grandes danos durante um conflito entre os turcos (que controlavam a Grécia como parte do Império Otomano na época) e os venezianos em 1687, quando um depósito de munição que os turcos mantinham no prédio foi deliberadamente alvejado por tiros venezianos e explodiu bem no meio do edifício, destruindo a maior parte das paredes e muitas colunas peripterais[1]. Três quintos do friso ruíram, assim como as arquitraves[2]e o telhado.

Notas de rodapé

Nenhum comentário:

Postar um comentário