.Hans Christian Andersen .2\4\1805-4\8\1875.Poeta e escritor Romântico Dinamarquês,autor de celebres contos de fadas e historias infantis.Escreveu também: Peças de teatro e operas.
Contos mais conhecidos:
O patinho feio;Os sapatos vermelhos;A pequena sereia;A roupa nova do rei;
A princesa e a ervilha;A polegarzinha;A vendedora de fósforos;A rainha da neve;
A pastora e o limpa-chaminés.Entre outras Fábulas.
.O Soldadinho de Chumbo. 2\10\1838.
Um soldadinho de chumbo-de estanho,no original-veio em uma caixa ,com mais 24 soldados de chumbo,como presente de aniversario.O garoto os alinhou em cima de uma mesa e notou que um deles tinha apenas uma perna.Perto,havia uma bailarina de papel,com os braços levantados e equilibrada só em uma perna.Acreditando que ela somente tinha uma perna,o soldadinho passou a ama-la docemente.A noite,um gênio mau advertiu o soldado,que não olhasse a bailarina,nem a quisesse.Foi ignorado pelo soldado.No dia seguinte,por obra do ser malévolo,o soldado caiu do parapeito da janela ,ficando na calçada.Crianças acharam-no e o colocaram dentro de um barco de papel,lançando-o pela sarjeta.O barquinho caiu no esgoto,que desembocou em um rio.
Foi engolido por um peixe.Depois de pescado e cortado,o peixe foi para a mesma casa em que o soldado estava antes.Colocado próximo a bailarina...
Acidentalmente,o soldado cai no fogo.Um vento sopra e derruba a bailarina também no fogo;dela consumida restou o coração de pedra azul,o soldado derreteu formando uma poça em forma de coração.
Comentário:
De tom Romântico,o conto -sem final feliz- parece sugerir a força e obstinação do afeto que a tudo vence,menos a fatalidade.
"Nega-me o pão,o ar,
A luz,a primavera,
Mas ,o teu riso,nunca." Pablo Neruda.
M.
Nenhum comentário:
Postar um comentário