sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Jogos Olímpicos.

.Olimpíadas-Competições criadas na Grécia,para satisfazer aos deuses,motivos religiosos,portanto.
Neste período sagrado,os combates ,frequentes,cessavam.
Eram 4 jogos,a cada 4 anos,sem coincidir com os Jogos Píticos,em homenagem a Apolo,em Delfos;
Jogos Nemeus,em honra a Zeus,em Argolida;Jogos Ístmicos,em honra a Poseidon,no istmo de Corinto. Os celebres Jogos olímpicos,aconteciam em honra a Zeus,em olímpia.
Embora já ocorressem cerca de mil anos antes de Cristo,os jogos foi oficialmente contado a partir de 776 AC;conforme registro publico dos vencedores,encontrado.O primeiro campeão foi Corebo,na modalidade Dromo. Lampis,da lacônia,ganhou o pentatlo.
Em 393 AD,Teodósio,imperador Romano,convertido ao cristianismo,convencido pelo bispo de Milão,Ambrósio,decretou o fim dos jogos pagãos.A coroa de ramos de oliveira era um dos símbolos das vitorias.Banquete nos salões de olímpia,presentes de luxo,estatuas em tamanho natural.Ao voltar a cidade natal,o herói dava a volta olímpica na cidade,coberto de purpura ,em carro puxado por cavalos.Outros tinham isenção de impostos,ou eram sustentados pelo estado.
Os jogos olímpicos foram reeditados em 1896,Atenas,Grécia. Séc. XIX.
O barão Coubertin,a pedido do governo Frances,estudou a importância da cultura física para o ser humano.Educador,entrou em contato com as descobertas do arqueólogo Alemão Arnold Curtius,que em 1852,descobriu as ruínas do templo de olímpia.O Alemão deixou um manuscrito com recomendações para a retomada das olimpianas.Apos assistir os jogos Pan-helênicos ,em 1889,Coubertin se empenhou na elaboração do evento,que veio a ocorrer em 1896.
Na era moderna,os jogos não aconteceram durante as duas guerras mundiais;assim como o campeonato mundial de futebol.A bandeira olímpica -5 anéis entrelaçados,idealizado por Coubertin,
(1913),hasteada em 1920.os anéis,com cores diferentes,simbolizam os cinco continentes.
O fogo,sagrado,desde tempos imemoriais,ganha na Grécia Antiga,a simbologia da criação do mundo.
Toda cidade-estado possuía um altar onde ardia uma chama que nunca se apagava.
A condução de tochas ,foi retomada,a partir de 1936,Berlim,celebrando o espirito sagrado e a confraternização entre atletas e povos.Sempre sai de Atenas,conduzido pelas mãos de um corredor grego,que vai revezando a tocha com outros atletas,ate chegar ao seu destino,a cidade sede da atual olimpíada

M..

Nenhum comentário:

Postar um comentário