.Império Bizantino.
Capital-Constantinopolis. Data de fundação-11\5\330 AD.Fundada pelo imperador Romano Constantino,com vitoria apos 20 anos de guerra civil. Transferência da capital de Roma para Constantinopla. Bizâncio,fundada pelo grego Bizas,por volta de 600 AC,no estreito do bosforo (trilha do boi).O império durou 1100 anos,sendo herdeiro das Letras,leis e artes.Reino Cristão,sua influencia no Renascimento foi enorme.11\342 AD,Apos 20 anos de guerra civil,Constantino vence e domina todo o império Romano,oriental e ocidental." Os Romanos".
Constantino.280-337 AD.Astuto para chegar ao poder,transito com Cristãos.Dos maiores soberanos do mundo.Reunificou o império.Politico hábil,administrou o reino.Criou a "Nova Roma" ou Constantinopla,nova cidade,livre das mazelas da antiga capital.Cristão ortodoxo.
Seu sucessor enfrentou o problema do abastecimento de aguá.
Valens (Valente).328-378.Criou vários aquedutos,com adornos cristãos nas construções,
Obs. As obras eram uma declaração politica em Roma*-grandeza\Tanques subterrâneos de água,cisternas-suprimento permanente de água.Seculo V-Meio milhão de pessoas.
Obs.Saõ Nicolas-bispo bizantino,dava presentes ,em segredo,no natal.\P.Noel.*
Vindo da Mongolia,Atila e seus hunos eram uma ameaça.410 AD,Roma cai perante Visigodos,muitos fogem para Constantinopla.Oriente fortalecido.Defesa contra Hunos-Sistema sofisticado de Muralhas. Teodosius II.401-450.Defesas-Argamassa de calcário.5 m de largura,10 m de altura.
Em 447 ,terremoto derruba partes da muralha,Bizantinos reconstroem com linha tripla de defesa.contendo a invasão huna,que desistiram.Por mil anos ,o imperio Bizantino resistiu:Hunos,Turcos,Russos,Árabes.No mar,outra defesa-corrente maciça de defesa.
Cidade rica-comercio com China,Índia e Egito.
Fronteiras tomadas aos poucos por invasores,Teodosio II chegou a pagar tributo a atila.
Justiniano .483-565.Reino de 40 anos.Resgatou a gloria Romana.Casou com teodora (prostituta) e a nomeou co-regente! A diversão da época era o Hipódromo,gigantesca pista para corrida de cavalos.
Reconquista de territórios e construções.-dividas!
Taxas e leis,tornaram o imperador impopular.O hipódromo podia receber 100 mil pessoas ,teve como modelo o Circus maximus de Roma. Catisma-Assento do imperador no hipódromo.Times\Facções:
Azul,Verde,Vermelho e Branco.Em 1\532,a insatisfação ganha as ruas e a revolta ganha as ruas,ao som de NIKA(Vitoria).Cidade semi-destruída,reação de Justiniano-estimulo de Teodora;A revolta de Nika rendeu 30 mil mortos,reunidos no hipódromo,para negociar com o imperador ,os revoltosos foram massacrados.Carnificina!Apos a rui na,reconstrução e mais impostos.Apos sufocar revolta,legado arquitetonico: Hagia Sofia,Catedral-Isidoros e Antemius.Maior domo,30 m;55 m de altura.Com pendentes.537.Constantinopla-Capital do mundo Cristão.
Obs. Relíquias Cristãs em Constantinopla-Cruz de Cristo,Cabeça de João Batista.
Princesa Bizantina levou para a Itália o garfo,no seculo XI.
Idioma de Bizâncio-grego.
Expansão de Justiniano:Siria,Palestina,Asia menor,Itália,Grécia,Af.do norte,Egito.\Auge.
Guerras e obras-Falência.3 seculos depois de Justiniano,o império perdurava.
1000 AD-Ocidente:França\Alemanha-Sacro império Romano Germânico.
No oriente,Bizantinos venceram:Visigodos,avaros,persas e árabes.
Iconoclasmo-anos 700.Recuperação 1014.Reconquista dos Balcãs. Do Danúbio a Grécia.
Basil II.\Basílio II.958-1025.De origem popular,brilhante militar.Severo,mas justo.
Em campanha sempre,"o imperador dos soldados".986 ,derrota pra samuel da Bulgária.(Eslavo) Jurou vingança.Apos sufocar revoltas,voltou os olhos para fora.
Obs. Trebuchet(Catapulta)-Eixo e lançador.Exercito irresistível.
De 1001 a 1014 -Campanha contra Búlgaros.29\7\1014.Vitoria arrasadora.14 mil prisioneiros.
Vingança:Cegou todos,deixando um a cada cem,com um olho para levar os demais de volta a bulgaria."Matador de Búlgaros."1453-Canhões Turcos derrubaram as muralhas,fim de Constantinopla.29\5\1453. Do minio otomano ate´hoje.Capital-Istambul.
Bizantinos-cultura intelectualidade,sofisticação,expansão do cristianismo,tecnologia,leis,artes.
M.