.Os Contos de Fadas na Ótica Psicanalítica.
“ O Mito e´ o nada que e´ tudo.
Fernando Pessoa.
(1888-1935).
Introdução.
A compreensão do significado da vida começa na Infância, desenvolvendo
paulatinamente a maturidade Psicológica. Este processo NÂO depende
exclusivamente do pensamento lógico.
Os contos de Fadas têm papel importante no desenvolvimento
da Personalidade humana, pois, além da presença dos pais, a criança necessita
do “pensamento mágico”,contidos nas estórias.Tal recurso possibilita despertar
na criança sentimentos e valores
intuitivos. A rigor, a criança transita em um universo Mágico, no qual a
Ciência e a Moral não têm, ainda, significado. Exemplo: E´ mais fácil para uma
criança “aceitar” que o titã Atlas segura o planeta do que assimilar o
principio gravitacional. Os adultos, dificilmente percebem as Fantasias infantis;uma vez que
Nós estamos limitados pela realidade e
entendemos que a criança deve receber apenas mensagens otimistas, reais e
benéficas.De modo unilateral, “ensinamos”uma realidade, que ,também,tem suas
trevas...Afinal, ninguém pode negar as incontáveis mazelas pelas quais as
diversas sociedades já passaram e passam.Assim, os contos de fadas ,podem ser
elemento positivo na estruturação do caráter infantil. Os contos narram
problemas e soluções humanos, cabíveis em qualquer sociedade. Podem fornecer
espaço para devaneios e aprendizado infantil e são significativos para a
criança que ainda não assimilou conceitos éticos e abstratos. Trazem mensagens
a Consciência e ao Inconsciente; pois as questões universais neles contidas e
contadas auxiliam o desenvolvimento do Ego (consciência) e aliviam as
pressões do Id e Super Ego
(Inconscientes.). Imagem externa,Desejos e Valores, sucessivamente.
Contos.
Os contos são estórias com motivos
Mitológicos,destinadas , em especial, ao público infantil.Desde a
Antiguidade,os relatos Míticos se estabelecem com o mundo infantil.
A tradição oral que deu origem ás narrativas perde-se na
noite do tempo, tendo pesquisadores europeus começado a pensar e discutir o
tema, a partir do século XVIII. Acredita-se que sua origem e´ Asiática.No olhar Freudiano , o mito
confere uma fórmula transmitida na definição da verdade; uma vez que, tal
definição se apóia em si mesma,e e´ na progressão da palavra que ela se
constitui.Os Mitos são Eufemismos (formas atenuadas de dizer algo) ,que
retratam problemas sociais,Psíquicos,Humanos e políticos.Conforme Todorov, o
fantástico e´a hesitação de um ser que só conhece leis naturais e se depara com
algo “sobrenatural”.Entre o real e o imaginário, surge o fantástico. Assim, os
Mitos fornecem modelos de conduta humana, concedendo um significado a
existência. O Mito e´uma forma espontânea de ser no mundo,de inserir o humano
na realidade , a tradução de ações.
A titulo de exemplo há a figura dos Heróis; criados como
modelos a serem seguidos, sendo
humanizados pelos sentimentos dos personagens, que soam reais.Seja Heracles ou
Siegfried, eles apresentam motivações humanas.Um texto requer representações,
que implicam Significados (critério da palavra),que levam a Aprendizagem.
.Contos de Fadas X Fábulas.
Ambas as Narrativas estão calcadas em situações fantásticas,
sendo que a Fabula afirma a verdade moral de modo explicito,sem margem a
imaginação.O conto pode ser encarado como realidade ou fantasia,cabendo a
produção de sentido ao leitor,criança.
Exemplos:
Conto; ”Os 3 porquinhos” (Jacobs); os 2 porquinhos mais
novos constroem suas casas de modo relapso,para terem mais tempo para brincar;
ao passo que o porquinho mais velho constrói uma casa segura e
solida,demonstrando maturidade ,pois ao adiar o prazer de brincar, previne
perigos futuros , no caso ,o lobo mau.
Fábula; “A cigarra e a formiga” ( Esopo);a cigarra so´ pensa
em diversão, enquanto a formiga trabalha ,de modo incansável para estocar
comida.
Em ambas, a criança se identifica com personagens.
Na Fábula, a criança
se coloca no lugar da Cigarra ,que não tem escolha,pois a formiga e´ destituída
de compaixão.Objetivo principal e´ mostrar que o erro tem um preço.
No Conto, a criança-identificada com os porquinhos- vislumbra
uma possibilidade de progresso (maturidade). Objetivo, dar a criança coragem e
esperança para enfrentar seus problemas, prevendo um final feliz, otimista.
Observação: Os Mitos, como os contos de fadas, enfatizam o
Fantástico. Mas, os mitos, trazem na sua narrativa; figuras heróicas e
desfechos, na maioria, trágicos. Ambos apresentam narrativa simbólica, sendo o
mito eivado de elementos singulares e grandiosos, impossíveis para mortais.
INCONSCIENTE.
Existem muitas coisas fora da compreensão humana, por isso
usamos termos simbólicos como representação de conceitos que não podemos definir.
Exemplo: as religiões utilizam linguagem simbólica e se exprimem por imagens.
Nós, humanos produzimos símbolos de modo Inconsciente, por exemplo, nos Sonhos.
Freud compreendeu que os sonhos são a expressão Inconsciente
de problemas e pensamentos conscientes e cotidianos. Podendo manifestar
problemas que nos afligem no dia a dia. Freud percebeu que; contos de fadas, mitos
e sonhos falam uma linguagem simbólica idêntica.
LINGUAGEM SÌMBOLICA.
Mitos e imagens simbólicas têm ajudado a reconstruir a
caminhada humana.
Os símbolos não perderam importância e mantém conexões com
os fatos atuais; conforme explicou Jung; a mente humana tem sua historia
própria e a Psique retém muitos traços de estágios anteriores da evolução. Reagimos
Inconscientemente a formas simbólicas, inclusive, os Sonhos.
Chapeuzinho Vermelho.
“ A
criança e´quem ira´,por si mesma,descobrir os significados ocultos nos
Textos.” Bettelheim.
Existem diversas versões deste conto, a mais popular e ´a
dos irmãos Grimm, que conta a história de uma menina ingênua que e´ convencida
pelo lobo a seguir o caminho errado ate ´a casa da avó,sendo as duas engolidas
pelo lobo.Porém, graças a um caçador as duas voltam a viver e o lobo e´ castigado.
Perrault escreveu a primeira versão desta historia (Capinha
vermelha), com desfecho trágico.
Ele pretendia advertir as crianças para se comportarem bem,
atribuindo valor moral a narrativa. O relato de Chapeuzinho remete ao Mito
Grego de Cronos, deus que devorava os filhos, para impedir uma profecia, que se
concretizou. Os filhos foram salvos por Reia,que os substituiu por pedras e fez
com que os engolidos fossem devolvidos...
Da versão dos irmãos Grimm, podemos extrair diversas
mensagens:
Ambivalência infantil de Chapeuzinho, entre o principio do
Prazer e o Principio da realidade; pois, ela so´ para de juntar flores quando
não pode mais carregá-las.
Ela so´se lembra da avo´,quando esta saciada do prazer de
colher flores,então o instinto( Id ), recua e ela retoma suas
obrigações.Chapeuzinho e´uma criança em pré-puberdade,que ainda não esta
preparada emocionalmente para certos problemas.
Apesar de ser uma criança que vive em um lar sem conflitos, com
fartura e proteção, pode ser ameaçada por lobos maus (Sedução).Afinal, não se
pode confiar nas intenções de todos,mesmo os que parecem bons podem nos
conduzir a armadilhas.
Apesar da advertência da mãe, ela e´movida pela curiosidade
(busca de prazer,sentido amplo),
Seduzida pela palavra do lobo (metáfora para homem, ou no
caso, pedófilo),que deixa a menina em um conflito entre dever X
prazer.So´existem “lobos maus”,porque existem ingênuos ,que não sabem
distinguir ente atraente e necessário.
A cor vermelha, enfatizada no conto, revela cunho simbólico,
a pulsão dos impulsos sexuais presentes no ser humano. A avo´, ao dar o capuz,
transmite (inconsciente) sua experiência.
Ao dizer ao lobo para ir à casa da avo´,Chapeuzinho esta
dizendo :”Não sei lidar com o que você representa,minha avo´ sabe.” O Caçador
e´ uma figura salvadora (pai oculto),que repara os danos causados e elimina o
mal. Assim a menina entende a natureza contraditória humana:
As tendências instintivas ,que podem ser violentas ou
destrutivas-lobo, (id) ;os valores morais predominantes-caçador (super-ego) e a
resultante altruísmo,propensão social-Final (ego).
A Bela Adormecida.
“ A
adolescência e´um periodo de mudanças grandes e rápidas,
caracterizadas
por períodos de passividade e letargia.”
Bruno Bettelheim.
A narrativa dos irmãos Grimm, 1812, e´ a referencia adotada
aqui.Embora haja a de Perrault, de 1639.
Três fadas se dirigem ao castelo a fim de abençoar a
princesinha recém-nascida ( Fauna,Flora e Primavera). Uma quarta fada
(malévola), que foi esquecida, resolve lançar uma maldição no 17 aniversário, a menina ira picar o dedo e ira
dormir para sempre (morrer).Mesmo com o esforço de todos para evitar a maldição ,ela
pica o dedo em uma roca e e´enfeitiçada.A princesa dorme ate ser despertada com
um beijo de amor verdadeiro.
O sono pode ser lido como uma forma de amadurecimento e reflexão ( Latencia).
A inatividade representa a ausência de elementos que possam despertar os aspectos
sexuais dos adolescentes. Bela adormecida ( Aurora) será vítima da curiosidade
que a faz tocar em um objeto proibido, o fuso,onde se fere e sangra (fluxo
menstrual);mas ela não tem culpa ,visto que fora mantida alheia a
maldição.Sangrando antes da hora,adormece,devendo aguardar um príncipe valente
(Filipe),que enfrentando e superando provas com sua espada mágica(símbolo
fálico),salve-a com um beijo.O sexo (genital) apresenta 2 facetas: prematuro e
perigoso(fuso) e oportuno e vivificante(espada).
Há varias figuras femininas, no relato: a mãe ausente; a
fada má; a fada boa que substitui a morte pelo sono; a fiandeira que conserva o
fuso proibido; a menina curiosa e desprevenida que se fere e adormece. A
punição da fada ma ocorre em função de ser excluída da festa dedicada a
fertilidade (nascimento da princesa) ,portanto ,o castigo será quando a menina
apresentar traços de fertilidade (receio adolescente da menstruarão e das
mudanças corporais.) a fada boa representa a natureza,que tende a
contrabalançar as mudanças (transforma a morte em sono);o beijo mágico ameniza a presença de uma arma, mas
,também,simboliza,como em muitas culturas,mais que amor e amizade,sinalizando
pacto ou aliança.
Bibliografia/Referencias:
Bettelheim,B. A
psicanálise dos contos de fada. Paz e terra,São Paulo,1990.
Brandão, J. Mitologia Grega.Vozes,Petrópolis,1992.
Freud,S.A interpretação dos sonhos. Imago,Rio de
janeiro,2000.
Jung,C.G. O Homem e seus símbolos.Nova fronteira,são
Paulo,1983.
Pt.wikipedia.org.Fabulas de Esopo.
Pt.Wikipedia.org.Irmãos Grimm.
PT.Wikipedia.org.Charles perrault.
Autor: Marco Antonio E. Da Costa.
Brilhante o texto. Muito esclarecedor ele. Sobre os mitos posso dizer que a Íliada de Homero teve uma forte função educacional na Grécia antiga, sendo Aquiles um modelo a ser seguido. Alexandre tinha a Íliada como um livro de cabeceira.
ResponderExcluirOs contos de fada, fábulas e mitos nos ajudam a passar mensagens que não se consegue entender de forma direta, Jesus usou demais desse recurso, Platão para explicar sua filosofia usou por demais do recurso. pra as crianças com uma forte imaginação ajuda demais no seu desenvolvimento.