Autor : Marco Antonio E. Da Costa.
I. Discussão Bizantina ou Discutir sexo dos anjos.
Significado. Discussão infrutífera, inócua,sem sentido.
Origem. Em 1453,Constantinopla,capital do decadente império romano oriental; encontrava-se sitiada pelas tropas otomanas de Mehmet II.Enquanto o imperador Constantino XI e 7 mil soldados enfrentavam 80 mil invasores, ocorria um Concilio da igreja (ortodoxa), no qual os doutos religiosos debatiam temas como : se os anjos tem sexo definido ou não...
O Império Bizantino foi tomado pelos turcos,sob a bandeira do Islã,quanto aos debates ,não houve acordo !
II. Voto De Minerva.
Significado : Voto de Desempate ou Voto de Qualidade.
Origem : Conforme Homero,para vencer a Guerra de Troia ( séc. XII a.c.), Aghamemnon, o comandante dos Gregos, ofereceu sua filha (Ifigênia), em sacrifício; em Tauris. Por isto,entre outros motivos, Clitemnestra, a esposa do rei, matou-o, quando ele retornou vitorioso da guerra.
Apolo,determinou que outro filho do rei ,Orestes,vingasse o pai e cometesse matricídio.O que ele fez.Diante do horrendo crime, o rapaz teria que pagar com a vida; mas, Apolo determinou um Julgamento ( o Primeiro...).A decisão de 12 cidadãos terminou empatada,então, Athena ( ou Minerva para os Romanos ),deusa da sabedoria,foi convidada pelos Gregos para decidir o prélio. A deusa votou por poupar a vida do jovem Orestes, desempatando a votação.
III- CUSTAR O OLHOS DA CARA.
Significado : pagar caro por algo,valor exorbitante de um produto.
Origem : O conquistador espanhol Diego de Almagro ( 1479-1538);companheiro de Pizarro na conquista dos Andes peruanos;perdeu um olho ,em combate contra os Incas.
Mais tarde ,na corte - em Madrid, diante do imperador Carlos V; teria se queixado :
“Defender a coroa Espanhola custou-me um olho da cara.”
Esta máxima ,tantas vezes repetida,ganhou o gosto dos soldados espanhóis e daí, o do povo.
IV - DE TIRAR O CHAPÉU. Significado : Alguém que cause admiração ou surpresa.
Origem : Luis XIV ( 1643-1715), o “rei sol”;formalizou o costume de que o chapéu só seria retirado da cabeça,em momentos especiais.
Assim ,quanto mais importante fosse a pessoa, mais o chapéu se afastaria da cabeça, em reverencia. Podia ir de um simples toque na aba, até chegar próximo ao chão.Quando a corte Lusa ,fugindo de Napoleão, aqui chegou (1808), perguntavam-se para quem deveriam tirar o chapéu...
Bibliografia e Referencias:
Soportugues.com.br
Revista.Historia,Ed,Abril. São Paulo.2005
Kury,M. Dicionário de Mitologia Grega e Romana.Zahar,rio,1990.
Nenhum comentário:
Postar um comentário